Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Culto de bebê - Cultivando vidas


Providenciar um buquê de flores.Cada flor representará uma qualidade


Orientação: Ter sobre a mesa uma jarra na qual serão colocadas as flores, á medida que a dirigente for apresentando as qualidades á mãe.




Diridente: Querida mãe apresentamos hoje, através destas flores, algumas qualidades básicas que devem ser cultivadas por você ao criar o seu bebê, para que mais tarde, com alegria, você as veja inerentes desde pequenino ser que é parte de sua própria vida.




1ª Flor: Fé- Colocar a flor no vaso, após o comentario, ou entregá-la á mãe.Quando Deus enriquece o lar, trazendo-lhe um bebê,muitas bençãos e responsabilidades chegam também. As crianças são vidas que vão desabrochando como a flor, que nasce com todo vigor na força do orvalho da manhã, prontas a receber de seus pais toda a orientacão para vida. Atende a mamãe para o que Deus recomendou ao seu povo;"Ponde pois estas minhas palavras ao vosso coração... E ensinálas-eis a vossos filhos,falndo delas..."(Deut. 11:18,19)É importante que desde os primeiros dias a fé no Deus verdadeiro seja cultivada, muitos lares têm perdido as bençãos do culto doméstico, com resultados muito tristes para as próprias familias. É necessário que desde pequena a criança aprenda a seguir o caminho que Deus lhe traçou. Mamãe não deixe que esta flor se murche, sem que seja cultivado por você.


2ºFlor: Meiguice- Colocar a flor no vaso, após o comentário, ou entregá-la a mãe.Esta flor representa MEIGUICE. A vida da criança deve ser permeada de sua meiguice, revelada nas simples e ainda confusas palavras que pronuncia. Atende bem, mamãe para as sábias palavras de Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".(Prov.15-1) Jamais grite com seu filho.


3ªflor: Alegria- Colocar a flor no vaso após o comentário, ou entregá-la á mãe.Em geral a criança é portadora desta qualidade contagiante, e você mamãe, deve contribuir para que seu filho deixe sua alegria ser vistaDe modo que outros possam compartilhar dela."O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espirito se abate"(Proe.15-13) Lembre-se de não transmitir ao seu filho as pesadas preocupações do seu dia-a-dia.Conforte-se nas palavras de Jesus;"No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo,eu venci o mundo"(João.16-33)


4ºFlor:Sabedoria- Colocar a flor no vaso após o comentario,ou entregá-la á mãe.O ser humano é a única criação de Deus provida de inteligência. É através de sua inteligência que a criança buscará a sabedoria. Desde cedo guie seu filho para as coisa sabias. A palavra de Deus promete:"Se alguém tem falta de sabedoria,peça-a a Deus que a todos dá liberalmente".Use pois de sabedoria para orientar o seu filho em sua vida.


5ºFlor:Paciência-Colocar a flor no vaso,ou entregá-la á mãe.Oh, como as mães necessitam desenvolver esta qualidade. Na verdade nem sempre é facil. em determinadas situações manter-se paciente. Mas a paciência gera a mansidão, e muitas vezes,com paciência as situações dificeis tornam-se muito maisfáceis de serem resolvidas. Mamãe, seja paciente com sua querida criança.


6ºFlor:Compreensão-Colocar a flor no vaso, após o comentário,ou entegá-la á mãe.A criança esta em sua fase de desenvolvimento físico, emocional e mental...e,por certo, passa por várias reações,por várias fases,como as da imaginação,quando muitas vezes diz coisas que não são verdade mas,que para sua cabecinha imaginativa são verdade...O bebê ainda não sabe falar e muitas vezes rebela-se pelo choro.Tudo isso precisa ser entendido com muita compreenção pelos pais, e principalmente pela mamãe, a pessoa que mais tempo passa junto do se filhinho.Assim como as flores juntas em um vaso são uma beleza sem igual,as qualidades aqui representadas, cultivadas na vida de uma mãe e desenvolvidas na vida de seu filho,farão de ambos vidas úteis á Deus.


Obs: No final presentear á mãe com o vaso de flores.


Extraido da revista:Visão Missionária

Sugestão para o culto de bebê - Frutas


Lembrancinha de acordo com o tema. Por exemplo: Se você for falar sobre as vitaminas que seu filho precisa você pode dar um imã de uma fruta.

A ordem do culto :

* Palavras iniciais
*Hino
*Oraçao de gratidão pelo bebê
*Leitura de uma poesia ou uma palavra que pode ser feito pela mãe.
* Palesta:
"Vitaminas que seu filho precisa"
Você compra uma cesta e frutas (Pode ser de plástico) Cada fruta representa uma vitamina. Dai conforme você vai falando você coloca uma fruta. No final dar a cesta com as frutas para mãe.As vitaminas que seu filho precisa!

1- Vitamina A- Atenção- Todas crianças tem necessidade de receber dos pais uma dose diária desta vitamina. A criança se sente realizada quando percebe que é importante. Demonstre essa realidade, dando-lhe sua atenção!

2- Vitamina C- Carinho- "Mamãe você não me beijou hoje,dê um beijo no meu machucadinho assim ele para de doer". Estas e outras declarações nós ouvimos de nossos filhos todos os dias. Diga fisicamente ao seu bebê e ao seu filho o quanto você o ama.

3- Vitamina D- Disciplina- Esta é uma das vitaminas ambientais mais difícieis de serem administradas ao nosso filho. A Biblía diz em provérbios.23-13 "Não retireis da criança a disciplina,pois se a gastigares com vara não morrerá". Desde cedo a criança precisará aprender que certas regras precisam e devem ser obedecidas,pois assim se sentirá mais seguro. A disciplina não matará nosso filho,mas fará permanecer no caminho da vida.

4-Vitamina E- Equilíbrio- Olhando o dicionário encotramos a seguinte definição sobre a palavra equilíbrio: Harmonia,justa medida.Sabemos como mães que é muito dificíl viver uma vida equilibrada,mas não é impossivel. A Biblía nos ensina a fazer.

5-Vitamina F- Fé- Como vou falar de fé ao meu filho? Ele é tão pequeno! Mas ele pode aprender de Deus desde o ventre de sua mãe. A fé inabalável demonstrada pela sua mãe,através da confiança relacionada com seu nascimento perfeito,é sentida pelo bebê. Quando ele já está no meio de nós,as canções que cantamos para fazê-lo dormir,o cuidado com seu dia-a-dia devem expressar fé no Pai Celestial. Que possamos gravar na mente e no coração de nossos filhos a fé,através do nosso exemplo,pois terão assim certeza e confiança absoluta na existência de Deus.

6-Vitamina O- Oração- O que virá a ser essa criança? Mesmo antes do seu nascimento,essa pergunta nos chega muitas vezes. Sabemos que somente Deus,tem conhecimento da resposta. Com oração e súplica a Deus nossos corações se tornam menos temerosos e mais confiantes. Os filhos gostam de ouvir seus nomes nas ora A oração é a base sobre qual estamos constituindo uma vida. Em Jeremias 33-3 Deus diz: "Clama a mim e respoder-te-ei e anunciar-te-ei coisa grandes e ocultas que não sabes".Orando recebemos as respostas; orando o Senhor nos anunciará o que devemos saber sobre a vida de nossos filhos. Somente a oração fará com que os filhos aprendam a conhecer a proteção espiritual que sustentará suas vidas.Como mães cristãs, oremos intercedendo constantemente por nossas heranças. Que você mãe possa receber essas vitaminas primeiramente na sua vida, busque a orientação de Deus no seu viver diário através da oração e da leitura da palavra de Deus.


Depois você dá a cesta de frutas para mãe e distribui as lembrancinhaslembrancinha de acordo com o tema.

OS 10 MANDAMENTOS DOS PAIS CRISTÃOS

1-Dê a devida liberdade aos seus filhos.(GALATAS 5.1).
2-Permita que eles questionem os valores que significam muito para suas vidas.(1 Pedro 3.4).
3-Tenha paciência com suas manias passageiras.(TIMÓTEO 4.5).
4-Exerça autoridade sobre seus filhos sem irritá-los,estabeleça limites.(PROVÉRBIOS 22.28).
5-Demonstre calor e simpatia, sem mimá-los muito,para não se tornarem inseguros.(1 CORINTIOS 14.20).
6-Aprenda com seus filhos ,eles também ,tem lições maravilhosas para nos ensinar.(COLOSSENSES 2.19).
7-Aceite as falhas de seus filhos.(FILIPENSES 4.6).
8-Seja leal aos seus filhos,compartilhe com eles a vida no lar.(EFÉSIOS 4.25)
9- Seja íntimo de seus filhos, torne-se seu confidente.(ROMANOS 10.13-15).
10-Seja enérgico mas, com sabedoria.(TIAGO 1.5).
extraído do blog: Para a criança evangelica

JOGRAL A PARABOLA DO SEMEADOR


Quantidade de crianças: 6 CRIANÇAS + OU -

Dicas: Coloque as crianças fantasiadas de plantinhas. Pode ser uma máscara feita de papel cartão e elástico. a roupa dode ser de TNT verde. Você pode variar, colocando algumas de flores, outras de árvores e assim por diante. arrume o jogral em um papel ou pastinha para cada uma delas.

InícioTODOS- Eis que o semeador saiu a semear.E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho,e, vindo as aves, a comeram.

1ª criança - Outra parte caiu em solo rochoso,onde a terra era pouca,e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.Saindo,porém, o sol , a queimou; e , porque não tinha raiz, secou -se.

2ª criança - Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e aa sufocaram.

3ª criança - Outra, enfim caiu em boa terra e deu frutos; a cem, a sessenta,e atrinta por um.

4ª criança - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

TODOS - Atendei vós, pois à parábola do semeador.

5ª criança - A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração.

1ª criança - Este é o que foi semeado à beira do caminho .

2ª criança - O que foi semeado em solo rochoso , esse é o que ouve a palavra e a recebe logo , com alegria;

TODOS - Mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração;

6ª criança - Em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

3ª criança - O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo

4ª criança - E a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

5ª criança - Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a aplavra e a compreende;

6ª criança - Este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

TODOS - Que possamos ser como a boa terra, frutificando e produzindo a cem , a sessenta e a por um.

(BASEADO NO LIVRO DO EVANGELHO DE MATEUS CAP.13 VER.3 ATÉ 23)


Extraído do Blog Trabalinhos

Contação de Histórias

Sempre podemos melhorar a nossa maneira de contar histórias para evitar desatenção ou desinteresse por parte das crianças. Alguns cuidados podem ser tomados. Vamos a eles:
Nunca conte uma história que não interessa ao nível da classe.
É muito importante que as crianças estejam fisicamente bem próximas ao professor. De preferencia em semi-círculo.
Conhecer bem a história. Não é bom que o professor vá para a aula sem antes se preparar. A criança com certeza vai notar que você está meio "perdido" e não vai se interessar muito.
Faça sempre um planejamento de sua aula. Com certeza você vai ver a diferença que dá preparar tudo com antecedência. A aula fica mais gostosa e tranquila e seus alunos aprendem mais.
Dê ênfase as partes principais da história.
Fale sempre em tom agradável, nem depressa e nem devagar.
Evite cacoetes: Dizer sempre ao fim da frase: Não é? Certo? Entende? Compreende? Aliás... etc.
Peça sempre sabedoria ao Senhor, pois ele capacita toods aqueles que chama para fazer a sua obra.

Contação de Histórias


Sempre podemos melhorar a nossa maneira de contar histórias para evitar desatenção ou desinteresse por parte das crianças. Alguns cuidados podem ser tomados. Vamos a eles:
Nunca conte uma história que não interessa ao nível da classe.
É muito importante que as crianças estejam fisicamente bem próximas ao professor. De preferencia em semi-círculo.
Conhecer bem a história. Não é bom que o professor vá para a aula sem antes se preparar. A criança com certeza vai notar que você está meio "perdido" e não vai se interessar muito.
Faça sempre um planejamento de sua aula. Com certeza você vai ver a diferença que dá preparar tudo com antecedência. A aula fica mais gostosa e tranquila e seus alunos aprendem mais.
Dê ênfase as partes principais da história.
Fale sempre em tom agradável, nem depressa e nem devagar.
Evite cacoetes: Dizer sempre ao fim da frase: Não é? Certo? Entende? Compreende? Aliás... etc.

Peça sempre sabedoria ao Senhor, pois ele capacita toods aqueles que chama para fazer a sua obra.

Receita de massinha de modelar

Você pode fazer a massa junto com as crianças e mostrar a "mágica das cores" quando a anilina se mistura com a massa.

Receita:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de sal
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de pó xadrez
- 1 colher de chá de óleo.

Preparando:

Dissolver o pó xadrez na água. Misturar a farinha com o sal e o óleo e ir acrescentando o líquido anterior até obter uma consistência de massa que não grude nas mãos. A quantidade de pó xadrez depende do seu gosto, se deseja mais ou menos escuro é só por mais ou menos pó xadrez. Se ficar muito mole é só acrescentar mais farinha de trigo. Para guardar, embrulhe num pano úmido e coloque dentro de um plástico. Esta massa fica muito boa para trabalhar nos primeiros cinco dias, depois vai formando uma crosta mais dura na superfície que é necessário tirar antes de começar a trabalhar.

Observações:

a) Essa brincadeira serve para desenvolver a coordenação motora fina (das mãos). Pode ser utilizada para fixação da história.
b) Não se deve prolongar nesta atividade (mais ou menos 10 à 15 minutos). Cante músicas de diferentes ritmos (lentos, acelerados), e incentive as crianças a baterem na massa de acordo com o ritmo da música.
c) Sempre termine com música lenta. Ao término da atividade leve cada criança a guardar sua massinha no lugar previamente definido.

###Essa receita eu copiei do blog da Dessa "Trabalinhos" ######

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dinâmica: Uma Jóia nas Costas

Material necessário: Nome de cada componente do grupo escrito num cartão, alfinetes, cartões em branco, canetas.

Procedimento
Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

Compartilhar
Somos jóias preciosas para Deus, "pedras vivas". Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cantata de Natal "Um Rei Diferente"







Como deve ser o Culto Infantil

Devemos lembrar que a criança, difente do adulto tem um tepo menor de atenção, por isso deve-se ter muito cuidado com a programação do culto infantil, para que o mesmo não seja muito extenso e venha se tornar enfadonho para a criança.
È importante lembrar que estamos num culto com muita gente. Não apenas crianças, mas adultos também. O culto Infantil não é uma aula que se dá na Escola bíblica, onde há maoir informalidade e descontração. O culto infantil é o meio-termo entre a atividade regular das crianças e a seriedade comum aos adultos. A ordem de culto e os momentos que o compõem são referentes àquilo que os adultos praticam; as músicas, a mensagem, sua lingaugem e a duração desse momento de louvor é o que é comum às crianças.

Programação básica do Culto Infantil

& Oração inicial
& Hinos congregacionais
& Leitura Bíblica
& Oração
& Equipe de louvor
& Apresentação dos visitantes
& Oportunidades
& Oferta
& Mensagem
& Apelo
& Considerações finais
& Oração final

Espaço de comunicação

Amados, aproveitem este espaço para fazer seus pedidos. Na medida do possivel vou tentar atendê-los, pode ser historias, peças, trabalhinhos, jograis, hinos, etc. Deixem seus comentários com seus pedidos aqui que farei o possivel para atendê-los. Caso queiram receber algo via email, não esqueçam de colocar aqui.
Um abraço e a Paz do Senhor.

Apostila para treinamento de líderes infantis.

“As crianças devem receber uma atenção especial, pois são o futuro de nossas igrejas, não só das igrejas como de uma sociedade inteira”.

A maioria das pessoas conhece esta afirmativa e concorda com ela, no entanto ela não é vivida nas Igrejas em geral. O que é presenciado muitas vezes é o descaso e falta de responsabilidade com que o ministério infantil é tratado. Onde não há descaso e irresponsabilidade há falta de preparo e de recursos para que uma educação infantil de qualidade seja realizada. Tal afirmativa pode trazer um efeito negativo que é o deixarmos para depois um trabalho mais sério, especialmente no que tange ao trabalho voltado para as crianças.
O que fazer para mudar este cenário? Como podemos tratar e educar nossas crianças como devem ser educadas?

Noção de Ministério:

O primeiro obstáculo que deve ser derrubado quando falamos ministério infantil é entendê-lo como tal, ou seja, como ministério.
Atos 6.2-6 nos mostra que os discípulos foram escolhidos por Deus para um ministério, os diáconos por sua vez também foram escolhidos por Deus, no entanto para um ministério diferente dos discípulos. Em Efésios 4.11-12, Paulo mostra que uns foram chamados para apóstolos, outros para profetas, ensino etc. Enfim todos temos um chamado para um mistério específico e temos que encará-lo como tal.
Este é o ponto de partida, pois se você não é chamada (o) para este ministério então não pode realizá-lo plenamente.
Pensando assim algumas coisas são esperadas das pessoas que são chamadas:

*As pessoas que são chamadas buscam orientação de Deus para seu ministério.
*As pessoas que são chamadas buscam dar o exemplo (se tornar padrão).
*As pessoas chamadas são submissas e dispostas a trabalhar
*As pessoas que são chamadas dão seu máximo.

Como Trabalhar no Ministério Infantil

Há muitas pessoas que entendem que para trabalhar com crianças é preciso ser engraçado, palhaço mesmo. Entretanto a maioria das crianças não gosta de ser tratada dessa forma. Nos dias de hoje, criança não é mais tão criança assim. Basta olharmos o tipo de programação infantil que há na televisão, os desenhos, as músicas. A criança tem amadurecido com muita rapidez.
Ao estar á frente de um grupo infantil você deve entrar sério, falando sério, mas com carinho, você vai conquistar os pequeninos. A criança gosta de um adulto não porque ele é palhaço, mas porque ele lhe dá atenção e a respeita. Se você souber mostrar que é o líder, poderá usar essa autoridade ao longo do seu trabalho. Haverá momentos em que você precisará dar aquela olhada séria para um ou outro, e se não tiver autoridade, as crianças poderão até encarar você.
Fazemos com entusiasmo aquilo que gostamos. Para trabalhar no ministério infantil o entusiasmo é muito importante, pois sem ele não conseguiremos acompanhar o ritmo “exaustivo” que o ministério nos pede.
Aqueles que não têm chamado para o ministério infantil dificilmente conseguiram manter-se entusiasmados frente às dificuldades e não agüentaram este ritmo “exaustivo”, assim vindo a desistir ou realizar o trabalho de forma mecânica, “empurrando com a barriga”.
Organizando o Ministério Infantil
Para dar início à organização do trabalho com as crianças é de fundamental importância, um período dedicado à oração. O segundo passo é verificar as condições e possibilidades para, então, elaborar um programa. Para tanto, é importante:
1. Analisar o grupo de professores que está disponível, qual a sua experiência e se estão motivados.
2. Identificar as expectativas do grupo em relação às atividades a serem desenvolvidas.
3. Incluir todo o grupo nas atividades de planejamento. Se você planejar sozinho, vai acabar executando sozinho. Estimule a participação do grupo todo.
4. Distribuir as tarefas a serem realizadas pelo grupo, de acordo com as habilidades e possibilidades de cada um.
5. Avaliar a faixa etária das crianças que participam do Grupo Infantil.
6. Na medida do possível, organizar as crianças em classes por faixa etária.
7. Avaliar a capacitação e disposição do grupo, para definir as atividades que serão realizadas, de acordo com as faixas etárias.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Brincar é preciso

Brincadeiras e jogos não são meros passatempos divertidos ,eles tem papel fundamental no desenvolvimento da criança.Há quem acredite em “hora de aprender” e “hora de brincar”,como se essas duas ações fossem disassociadas.Brincar,porém,é uma ótima forma de aprender.Brincando a criança desenvolve três pilares fundamentais,que lhe garantirá um desenvolvimento sadio:o psíquico,o motor e o cognitivo.Mas o que significa esses três pilares?
PSÍQUICO: Diz respeito ao lado psicológico, a mente e ao comportamento.
MOTOR: Relacionado à capacidade de se movimentar, às habilidades físicas.
COGNITIVO: Relativo ao conhecimento intelectual; de raciocínio, memória,percepção,etc.
O brincar, funciona para a criança como o fantasiar e o refletir, funciona para os adultos, ou seja, as crianças também tem vontades e questões que as atormentam,mas, em vez de discutirem sobre isso,elas trabalham em brincadeiras.Podemos considerar,assim,a brincadeira como uma forma diferente(e essencial) de comunicação.

Existem brincadeiras espontâneas ,aquelas escolhidas e/ou criadas pelas próprias crianças,e as brincadeiras propostas.Ambas são importantes: na espontânea,as crianças dão vazão a sentimentos e desejos,nas propostas ,elas se integram,aprendem o respeito às regras e se conscientizam dos papéis sociais.

Jantar de confraterniazção de fim de ano







Eu e meu Lindo esposo.

Nossa equipe de professores

Congresso de Missões (09/08)

Nossas crianças fizeram uma brilhante participação no congresso de missões.
Representando a Àfrica tivemos um grupo de crianças vestidas com roupas típicas e cantamos o hino do Irmão Lázaro "Pense em Jesus" e as crianças tocaram os pandeiros.

Montamos uma coreografia com o hino das Crianças diante do trono "No mundo Inteiro" e colocamos as crianças com roupas típicas dos países mencionados no hino.


Tivemos ainda um breve diálogo de fantoches sobre a importância de se falar do amor de Jesus a todas as pessoas. Logo em seguida cantamos o hino das crianças diante do trono "Só Jesus é o caminho".

domingo, 4 de janeiro de 2009

EBF

Nossa EBF teve como tema "Voando Alto" e vei com uma proposta totalmente inovadora, pois ao invés das tradicionais classes, trabalhamos com circuito de atividades onde cada faixa etária se revesava em atividades de 40mim. As atividades foram:

Contação de história


Recreação



Aulas de música
Aulas de trabalhos manuais, recorte e colagem e pintura

Para as Mães: Aulas de culinária

E no sábado: passeio para um sítio com muitas atividades legais.
Nossa EBF foi uma benção com um publico de mais ou menos 100 pessoas.

Que saudades!!!!

Olá amados! Apaz do Senhor, espero que tenham tido um maravilhoso reveion, na presença do Senhor.
Estava sumida ,pois este final de ano foi bastante atarefado, mas para a glória de Deus tivemos programações maravilhosas com nossas crianças vou tentar fazer um resumo para vocês postando algmas fotos.
Aguardem que vou trazer muitas novidades neste ano de 2009.....
Um abraço!!!