Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sugestões para fazer montagens com fotos ou cartões

Dia da Avó – Presentes com Muito Carinho


Dia da Avó – Presentes com Muito Carinho 


Dia 26 de junho, é comemorado o dia da avó! Um data mais do que especial, pois quem tem uma avó por perto sabe o quanto é importante a presença dela em nossas vidas. Elas são carinhosas, sempre se preocupam com os netos(as), cuidam, amam. Então se você esqueceu ou não sabia dessa data, ainda dá tempo de recuperar. Aqui seguem algumas dicas de presentes para você fazer feliz sua avózinha.
Cesta de café da manhã: Imagina ela acordando com uma bela cesta de café da manhã com todas as guloseimas que ela gosta?! E ainda receber de algum neto(a), ela ficará ainda mais feliz.
Flores: Dar uma flor ou um buquê de flores é um dos gestos mais bonitos para demonstrar o sentimento por uma pessoa, ainda mais para mulheres. Sua avó ficaria bem emocionada de receber junto com as flores uma linda mensagem expressando o quanto ela é importante.
Acessórios: Avós adoram estar sempre bonitas, elegantes, que tal dar um colar, ou uma bolsa nova? Ela se sentirá renovada e mais jovem!
Fotos: Algo que não custará muito é montar um álbum de fotos de toda a família ou um quadro com uma montagem de fotografias. É um belo presente!
Presentes sentimentais: Hoje no mercado existe uma enorme variedade deste tipo de presentes, são canecas personalizadas, pijamas, necessaires, pantufas, almofadas. Normalmente tem um baixo custo, então é uma boa opção para quem está apertado.
Enfeites: Algum presente para a casa, um enfeite novo, um vaso de flores. Todos gostam de ver sua casa sempre bonita e arrumada, pode ser uma boa hora para trocar algum objeto de decoração que não está mais na moda.
Utensílios para a cozinha: Se sua avó é daquelas que adoram cozinhar, ainda mais para os netos, que tal um avental, panos de pratos ou uma luva de cozinha ou quem sabe um novo eletrodoméstico que ajude no preparado do alimento, uma batedeira seria uma ótima opção. Com certeza ela ficará feliz e ainda vai querer fazer alguma receita para você!
O mais importante é que ela se sinta querida e amada. Dê uma abraço apertado e deixe transparecer tudo aquilo que você sente. Mesmo que for com um dia de atraso, tenho certeza, que sua avó ficará muito feliz por você ter lembrado dela. Todo dia é especial para presentear e lembrar daqueles que nós amamos!

PALESTRA PREPARADA PARA O "DIA DAS AVÓS"

PALESTRA PREPARADA PARA O "DIA DAS AVÓS"


Avó Loide: Um exemplo a ser seguido.

II Tm. 1: 5.



Lóide é a única referência nominal que temos na Bíblia à avó, embora saibamos que muitas das mulheres citadas na bíblia foram também avós. Lóide tem seu nome ligado ao seu jovem neto, Timóteo. Pela alusão que o apóstolo Paulo faz a essa mulher, podemos tirar algumas conclusões de sua vida.



Segunda a história, Lóide e sua filha Eunice se converteram a Cristo, por volta do ano 46 a.D, em Listra, durante a primeira viagem missionária de Paulo. Serva fiel a Deus, Lóide viveu refletindo uma fé genuína, o que contribuiu para fortalecer a vida e o futuro ministério de seu neto, Timóteo, Fiel à doutrina verdadeira, Lóide pode ensinar ao neto, com fidelidade, a palavra de Deus (II Tm 3:15), graças à instrumentalidade do Espírito Santo.



Aqui temos um exemplo a ser seguido pelas avós: servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos netos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular, Lóide dá-nos um grande e belo exemplo. Evidentemente, as avós gozam de uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos ensinos que talvez aos pais não seja possível.



Uma geração ensinar à outra geração as grandezas e a lei do Senhor é uma grande bênção (Sl. 45:17) que as avós cristãs, de hoje, têm mais tempo de estar com os netos que os próprios pais. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual. Afinal, que tipo de instrução devem as avós transmitir aos netos?



Primeiramente, a maior de todas as lições, ou seja, evangelizá-los, levando-os ter sua própria experiência de salvação. Essa é uma ordenança do próprio Deus (Dt. 6:7-8).

Ensine-os a amar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de tudo (Jr. 32:17).

Mostre-lhes a importância da Bíblia, leia com eles e ensine-lhes versículos bíblicos. Mas, lembre: o maior de todos os ensinamentos é o exemplo. Netos que vêem a avó constantemente lendo a Bíblia de Deus terão uma lição que jamais olvidarão (Sl. 119:9-10).

Conte-lhes narrativas bíblicas. As crianças são naturalmente atraídas pelas histórias que ouvem, principalmente quando estão sendo ninadas (Sl.78:3-4).

Ore com eles e por eles. Ensine os netos a orar em todas as situações: antes das refeições, ao levantar, ao deitar, em momentos de doença e aflições e também não deixe de ensinar-lhes a agradecer s bênçãos recebidas (Fp. 1:9-11, Cl. 1:9-11).

Cante com eles. Ao chegarem à idade adulta lembrar-se-ão sempre dos hinos e hinetos que a avó costumava cantar e como os tinha afagados no colo (Sl.89:1).

Demonstre a alegria de dar o dízimo de contribuir e ensine-lhes a depositar sua própria oferta no momento do ofertório do culto (Pv. 3:9).

Não esqueça de presentear os netos com a Bíblia, com livros evangélicos, com fitas e vídeos bíblicos e instrutivos (Pv. 3:27)

Por fim, o exemplo. As avós devem ter muito cuidado com o que falam e fazem. O exemplo fala mais alto que qualquer lição que possa ser transmitida, e os netos, acompanham tudo e absorvem muito mais do que se pensa (Sl. 45:17).

As avós que vivem uma vida de piedade, isto é, expressam sua devoção a Deus nas ações pessoais, na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na comunidade têm o verdadeiro senso de seu dever para com Deus, nosso Senhor. Assim, agirão elas com sabedoria . o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e com certeza, serão sempre lembradas como ainda hoje nos fala o exemplo de Lóide, de sua fé não fingida.



Maria Anecy Calland Marques Serra

Julho/2006



Exercício Bíblico



Que tal testar os conhecimentos das vovós? Quem sabe, responde. Premie a avó que tirar o 1º lugar no exercício.



I - Ligue as avós (coluna da esquerda) aos netos (coluna da esquerda)



1. Eva ( ) Manassés, Efraim

2. Sara ( ) Nadabe, Abiú

3. Rebeca ( ) Obede

4. Raquel ( ) Timóteo

5. Joquebede ( ) Enoque,Enos

6. Rute ( ) Roboão

7. Raabe ( ) José, Benjamin

8. Bate-seba ( ) Josafá

9. Lóide ( ) Esaú, Jacó

10. Maaca ( ) Jessé









Respostas: 4 . 5 . 7 . 9 . 1 . 8 . 3 . 10 . 2 . 6



Conferindo as respostas:



II . Quem eram os netos de:



Eva Enoque filho de Caim Gn.4:17

Enos filho de Sete Gn.5:6

Sara Esaú e Jacó Gn.25,26

Rebeca Jacó - Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom,

José, Benjamin, Dã, Naftali, Gade Aser Gn. 35:23-26

Esaú - Elifaz, Reuel, Jeús, Jalão e Coré Gn.36:4-6

Raquel Manassés, Efrasim Gn.4:51,52

Joquebede Nadabe, Abiú, Eliazar e Itamar Êx.6:23; Gérson, Eliezer Gn.18:3,4

Rute Jessé Mt.1:5

Raabe Obede Mt.1:5

Bate-Seba Roboão Mt.1:7

Lóide Timóteo II Tm.1:5

Modelo de convite para o chá da vovó

Dia da Avó

Olá amados! Está chegando o dia da Vovó e não podemos deixar essa data passar em branco, por isso estarei postando algumas sugestões.
Na nossa igreja Faremos um chá no dia 17 de julho num salão de festas, com direito a mesa de pães, de chocolates ,etc.
Vou compartilhar com vocês tudo que for preparando e depois mostro as fotos.

PROGRAMA PARA O DIA DA VOVÓ E DO VOVÔ


 (Prepare os convites e os programas para a comemoração em forma de bule de chá. Distribua convites por toda igreja e incentive para que sejam convidados também avós de fora, parentes ou não. Escolha com antecedência quem estará participando do programa. Combine a ornamentação do salão, o serviço do chá, providencie os prêmios)

PARTE DEVOCIONAL

Abertura – Saudação – Significado do dia – Diferença entre a comemoração no mundo e aqui entre nós – falar sobre o amor e respeito que devemos aos avós.

Oração Inicial – “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos’ (Sl 133.1) – Agradecer a Deus a oportunidade de estarmos juntos como família da fé para homenagear as avós

Cânticos – “Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos, narrai todas as suas maravilhas” (Sl 105.1-2)

Acróstico – 15 crianças

(Preparar 15 cartões com letras grandes e coloridas:

S / A / L / V / E / D / I / A / D / O / S / A / V / Ó / S – atrás de cada cartão estará impressa a frase a ser lida.

S abem por que estamos aqui?

A o vovô e à vovó viemos homenagear:

L ouvamos a Deus por suas vidas,

V amos com todo o carinho os abraçar,

E lês são para nós verdadeiro tesouro!



D ia e noite aos filhos e netos se dedicam,

I ntercedendo a Deus por todos nós.

A mor de Vô e de Vó não tem igual!



D oce ternura vemos no seu olhar,

O caminho certo nos ensinam a trilhar,

S abios conselhos sempre têm para dar.



A o Senhor fazemos hoje esta petição:

V em abençoar todos os vovôs e vovós,

O coração lhes enche de alegria,

S aúde e paz dá-lhes em profusão!


Apresentações – Queremos conhecer você! - apresentação dos avós visitantes

Poesia – “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos” (Pv 17.6) – por uma menina

“VOVÓ”

Falar de Vó para mim é beleza!

É pura certeza de viva alegria,

Vovó é doçura, é mel que escorre,

É fada – socorre de noite e de dia.



Vovó é denguinho gostoso,

Molhado, fofinho...

Ensopado de amor e carinho,

Vovó é segurança.



Vovó – esperança do esperto netinho

De tomar (sem ser a hora!) o seu “danoninho”...

Vovó tem magia nos lábios e encantos,

Pois sara com beijos a neta, que em pranto,

Mostra-lhe o dedinho que machucou.



É flor sempre viva que não tem idade,

Pois brinca de roda, se deita no chão,

Se faz de cavalinho pra neta ou netinho

Do seu coração.



Vovó conta história pra gente comer comidinha,

Vovó conta história pra chegar o soninho,

Vovó conta história de lobo, girafa,

Formiga, ursinho...



Vovó conta história da Bíblia Sagrada,

Vovó conta história do menino e Rei Jesus,

Vovó conta história dos santos do céu,

Do reino de Deus, dos anjos de luz...



Vovó é sabidinha!...

Enquanto pode,

Carrega pra igreja os netinhos amados,

Igual vovó Lóide, na Bíblia citada.



Faz tudo o que pode

Pra ver seus netinhos

De Deus sendo anjinhos

Sempre abençoados!

Cânticos – “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver” (Sl 146.2) – por todos os presentes

MENSAGEM – pelo pastor da igreja ou outra pessoa especialmente convidada

Palavra da Avó
SER AVÓ

Ser avó é sentir felicidade

É conhecer um amor doce, profundo,

É viver de carinho e ansiedade,

É resumir nos netos o seu mundo!



Ser avó é voltar a ser criança,

É fazer tudo pelo neto amado...

É povoar a vida de esperança,

É reviver todinho o seu passado.



Ser mãe é dar o coração, eu creio,

Mas ser avó... que sonho abençoado!!!

É viver de ilusão, num doce enleio,

É viver no neto o amor ao filho amado!



Oração Final – “Até a vossa velhice eu serei o mesmo, e até as vossas cãs eu vos carregarei; já o tenho feito ; levar-vos-ei, pois carregar-vos –ei e vos salvarei” (Is 46.4) - pelo pastor da igreja ou pelo vovô mais idoso

PARTE SOCIAL

Brincadeiras – (só para os avós) - com prêmios aos vencedores

1. Qual é o chá?

Qual o chá que se usa na cabeça? (chapéu)

O chá que agasalha ? (xale)

O chá que abre portas? (chave)

O chá da praça? (chafariz)

O chá que é um problema? (charada)

O chá que é um tipo de casa (chalé)

O chá da fábrica? (chaminé)

O chá que fica no campo? (chácara)

O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)

O chá que atrai a simpatia/ (charme)

2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?

E qual a vovó mais jovem?

3. Como está a memória da vovó?

A dirigente diz uma parte de um provérbio popular e algum avô ou avó completa com a outra parte.

Quem não tem cão... caça com gato.

Quando um não quer... dois não brigam.

Quem com ferro fere... com ferro será ferido.

Diga-me com quem andas... e te direi quem és.

Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.

Ri melhor... quem ri por último.

Gato escaldado... tem medo de água fria,

Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.

Quem tem boca... vai à Roma.

Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.

Quem corre cansa... quem não corre alcança.

Antes só... do que mal acompanhado.

4. Somando os pontos

Chamar à frente os casais de avós presentes e premiar o casal que somar mais pontos nos seguintes itens:

o número de filhos

anos de casamento

botões da roupa (dos dois)

o número de netos

idade de cada um

terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto Sócio Amigo das Crianças

Projeto Sócio Amigo das Crianças


Construindo a Geração Futura.

Hoje o Brasil têm mais de 55 milhões de crianças com idade abaixo dos 14 anos. Qual à vontade de Deus para elas?

O PROJETO

O Projeto Sócio Amigo das Crianças surge diante do grande desafio e responsabilidade de uma ação conjunta, da APEC e seus colaboradores, na construção e formação da geração futura em nosso bairro, cidade, estado, país e no mundo inteiro, no desejo sincero de vermos vidas transformadas pelo evangelho do Senhor Jesus Cristo.
As expectativas para um futuro próximo ou mais distante são incertas. O perfil adequado para uma sociedade mais justa, nas próximas décadas, dependerá do quanto estivermos empenhados hoje em planejar, construir e formar o caráter das crianças de nossa nação.
Pensando nisso a APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças, comprometida com sua missão de conduzir as crianças, onde quer que elas estejam, à salvação em Cristo Jesus, de treinar e capacitar professores para exercerem seus ministérios com mais eficiência e de produzir recursos em literatura e áudios-visuais, lança agora o Projeto Sócio Amigo das Crianças.
Por quase 70 anos a APEC, com o auxílio de Deus, vem ganhando para Cristo os que farão parte da futura geração. Esta paixão pelas crianças precisa ser renovada. O trabalho precisa ser fortalecido e o alcance ampliado. Sabendo do seu amor para com a obra missionária e do desejo em seu coração de ver vidas transformadas pela Palavra de Deus, queremos convidá-lo a fazer parte desse esforço conjunto tornando-se um Sócio Amigo das Crianças.

A APEC

A missão da APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças existe para conduzir as crianças à salvação em Cristo Jesus. A APEC nasceu e subsiste com a forte convicção que a vontade de Deus é que as crianças sejam salvas (Mateus 18:14) e quer cumprir sua missão de buscar e evangelizar os pequeninos em toda parte.
Olhando para as milhões de crianças brasileiras, a pergunta que fazemos é: “Quem está mais preocupado em ganhar esta futura geração? Os filhos das trevas ou os filhos da luz?” Esta tarefa é imensa e desafiadora!
A APEC com o auxílio de Deus vem ganhando para Cristo os que farão parte da futura geração. Esta paixão pelas crianças precisa ser renovada. O trabalho precisa ser fortalecido e o alcance ampliado.

COMO PARTICIPAR

O Projeto Sócio Amigo das Crianças (SAC) repousa sobre quatro pilares que, se entende, proporcionam o perfeito equilíbrio para que seu propósito seja alcançado de maneira plena e objetiva: Oração, Evangelização, Multiplicação e Manutenção.
Ser um Sócio Amigo das Crianças é orar, divulgar, evangelizar e contribuir para que a obra de Deus entre as crianças seja realizada apesar de todos os obstáculos.

. SAC Intercessor

. SAC Evangelizador

. SAC Multiplicador

. SAC Mantenedor

FORMULÁRIO DE SÓCIO

Se você está de acordo com esta proposta basta preencher o Formulário abaixo e envie para:



APEC - Aliança Pró-Evangelização das Crianças
Rua: Ten. Gomes Ribeiro, 216 - VI Clementino (Metro Santa Cruz)
Caixa Postal: 20.244
Cep: 04035.990
São Paulo/SP
e aguardar confirmação da APEC
A APEC retribuirá o seu apoio e colaboração
Ou entre em www.apec.com.br

APOSTILA PARA TEATRO DE Fantoches

APOSTILA PARA TEATRO DE BONECOS


( Elaborada por Bruno Soares )



INTRODUÇÃO



A presente apostila que aqui se encontra, foi preparada para você que quer ingressar neste fantástico mundo do teatro de bonecos .

Acredito que aqueles que colocarem em prática as regras basilares da manipulação estará dando margem ao ato de criar, experimentar, avaliar e recriar suas idéias e concepções no trabalho com teatro de bonecos, ao invés de deixá-las somente no papel .

Além do boneco ser uma peça para entretenimento, eles tem um grande potencial de expressão no auxílio da educação da criança e na divulgação da Palavra de Deus . Agora só depende de você, boa leitura .



UM BREVE HISTÓRICO DO TEATRO DE BONECOS



O teatro de bonecos teve sua origem na mais remota antigüidade . Acreditasse que os primitivos encantavam-se com suas sombras movendo-se nas paredes, nessa época as mães teriam desenvolvido o TEATRO DE DEDOS, projetando, com as mãos sombras diversas nas paredes para distrair os filhos .

Com o passar do tempo, os homens começaram a modelar bonecos de barro, sem movimentos a princípio . Mais tarde conseguiram articular a cabeça e os membros dos bonecos, para, a seguir fazer representações com eles .

Na Índia, China e Jawa, também eram realizados teatro de bonecos . Os Egípcios ensinavam espetáculos sagrados nos quais a divindade falava e era representada por uma figura articulada . Na Grécia antiga os bonecos articulados tinham, além da importância cultural, conotações religiosas . O Império romano assimilou da cultura grega o teatro de bonecos, que rapidamente se espalhou pela Europa .

Na idade média, os bonecos eram utilizados nas doutrinações religiosas e apresentadas em feiras populares . Houve um período em que os integrantes desses grupos de teatro foram muito perseguidos porque representavam personagens que faziam críticas as autoridades religiosas . Na Itália, o boneco mais conhecido foi o MACEUS, que antecedeu o POLICHINELO . Na Turquia havia o KARAGÓZ, na Grécia, as ATALANAS, na Alemanha, o KASPER, na Rússia, o PRETUSKA, em Jawa, o WAYANG, na Espanha, o CRISTÓVAM, na Inglaterra, o PUNCH, na França, o GUINHOL, no Brasil, o MAMULENGO .

Todos esses bonecos, de poucos recursos técnicos mas com grande possibilidades expressivas, possuem algo em comum : A irreverência, a espontaneidade, a não submissão ao estabelecido, a comicidade e por vezes, a crueldade . Na América os fantoches foram trazidos pelos colonizadores . Entretanto, os nativos já confeccionavam bonecos articulados, que imitavam movimentos de homens e animais . Depois da primeira guerra, as marionetes foram difundidas pelo mundo introduzidas nas escolas, principalmente na Checoslováquia e nos Estados Unidos .

No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados em representações no século XVI . No tempo dos vice-reis eram muito apreciados . Foi no nordeste que o teatro de bonecos apareceu com destaque, principalmente em Pernambuco, onde até hoje é tradição . É o teatro MAMULENGO, rico em situações cômicas e satíricas .

A muito tempo grupos vem se esforçando para desenvolver o teatro de bonecos no Brasil, mas só a partir de meados do século passado os resultados começaram a aparecer . Nos últimos anos, o teatro de bonecos tomou grande impulso em nosso País, com o aperfeiçoamento da atuação dos grupos . Esses grupos além de apresentarem seus trabalhos, desenvolve oficinas do gênero e festivais de teatro de animação, tendo como apoio e reconhecimento como forma de cultura e arte por parte da secretarias de cultura e cooperativas de teatro .



MANIPULAÇÃO DE FANTOCHES



O boneco é um objeto inanimado até que o manipulador lhe dá vida . Essa vida é expressa pelo modo como o manipulador manipula o seu boneco . Essa é a maneira a se considerar em dar vida a um boneco .

Para primeiro dominar a técnica de manipulação de bonecos, é necessário que o ator conheça os movimento de suas mãos antes de começar a trabalhar com o boneco em si . Conhecer o movimento de cada dedo, movimentar o pulso e criar ritmos em cada movimento . Feito isso o ator-manipulador estará adquirindo percepção e domínio do movimento das mãos, educando-as para adquirir o máximo de sincronismo e naturalidade quando estiver interpretando com o fantoche . Podemos observar que as nossas mãos estão em constante movimento ( Juntamente com os braços e o corpo ) , com elas também nos comunicamos através de gestos , ora demonstrando algo, ora expressando um sentimento .

Antes de começarmos a trabalhar a parte da manipulação, vamos primeiro trabalhar o corpo e a voz , conhecer a postura correta de se manipular um boneco . Para isso começaremos com exercícios básicos de aquecimento físico, alongamento e relaxamento para o corpo e braços .



1. Mantenha-se em pé, coluna reta com os braços paralelo ao corpo .



2. Respire e solte o ar por duas vezes .



3. Passe o braço direito por cima da cabeça e segure o rosto do lado esquerdo e puxe inclinando a cabeça para o direito . Faça o mesmo procedimento com o braço esquerdo passando-o por cima da cabeça e segure o rosto do lado direito e puxe inclinando a cabeça para a esquerda .



4. Movimente a cabeça para cima e para baixo, para os lados .



5. Relaxe a cabeça e agora gire os ombros 8 vezes para frente e para trás.



6. Relaxe os ombros e agora gire os braços oito vezes para frente e para trás .



7. Estique os braços para frente alongando-os e solte relaxando, repita quatro vezes.



8. Coloque os braços ao lado do corpo e apertando-os ao sovaco, tente fazer o movimento como se tivesse batendo asas, mas somente do cotovelo até as mãos, faça com rapidez e depois solte e relaxe, repita por quatro vezes .



9. Inspire e expire . Agora respire ofegante e lentamente usando sempre o diafragma .



10. Faça um aquecimento de coluna.

Primeiro desça a cabeça ; depois o peito ; barriga ; cintura; quadris; coxa; enrolando o corpo até o chão. Permaneça por um momento, conte até cinco vá desenrolando o corpo subindo por último a cabeça .

Repita o movimento por três vezes .

11- Trabalhe os pés. Fazendo movimento para cima e para baixo. Agora faça movimento em círculo por cinco vezes, para dentro e para fora. Faça o mesmo exercício só que agora com os joelhos.



12- Respire e repita o exercício 9.



13- Estique os braços para frente com as mãos abertas como se fosse um sinal de pare.



B- DICÇÃO



Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar

a personagem .Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios :



BA BE BI BO BU

LA LE LI LO LU

DA DE DI DO DU

PSA PSE PSI PSO PSU

PRA PRE PRI PRO PRU

VRA VRE VRI VRO VRU

BLA BLE BLI BLO BLU

SAPATOPRÁ SAPATOPRÉ...

CADEIRAPLÁ CADEIRAPLÉ..

JANELAFRÁ JANELAFRÉ...



Repita três vezes seguidas estas palavras :



a- TESSALONICENSSES

b- PARALELEPÍPEDO

c- OTORRINOLARINGOLOGISTA

d- MISSANTROPO

e- ARTAXERXES





C- TRAVA-LÍNGUA



Exercícios de trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal . Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido por três vezes.



Segue algumas sugestões abaixo :





DIGA RÁPIDO, SEM TROPEÇAR NA LETRA

E SEM ERRAR A PALAVRA



MARIA MOLE É MOLENGA

SE NÃO É MOLENGA,

NÃO É MARIA MOLE.

É COISA MALEMOLENTE ,

NEM MALA, NEM MOLA

NEM MARIA, NEM MOLE.



O DESINQUIVICAVACADOR

DAS CARAVELARIAS

DESINQUIVICAVACARIA

AS CAVIDADES QUE DEVERIAM SER

DESINQUIVICAVADA

A SÁBIA NÃO SABIA

QUE O SÁBIO SABIA QUE O SÁBIA SABIA.

O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE QUAL É O DOCE MAIS DOCE QUE O DOCE DE BATATA DOCE.





4- A MANIPULAÇÃO



Antes de começarmos a manipular o boneco em si, o ator bonequeiro precisa conhecer primeiramente o movimento das mãos, a articulação dos pulsos, braços e dedos. Enfim, trabalhar e estudar movimentos sem o uso do boneco.



Primeiro Passo - Movimentando com os dedos



Movimente cada dedo das mãos.

Movimente para frente, para trás e para os lados. Feito isso, faça com que aja interação entre os dedos. Pegue tinta guache ou de tecido [ diversas cores] e pinte os dedos de cada cor em forma de carinha [ não é necessário ter detalhes, olhos, boca, etc .

Agora comece trabalhando com pequenos diálogos com os dedos, por exemplo, o indicador e o polegar;



INDICADOR : VERMELHO : Bom dia senhor amarelo. Está um belo dia hoje não? AMARELO : Bom dia senhor vermelho o dia está maravilhoso.



Trabalhe com diálogos simples e objetivos , para ter uma noção.

De características a cada personagem e um tipo de voz diferente para cada um.

Agora vamos fazer uma variação. Tomemos copinhos, destes descartáveis tipo de servir café.

Pegue caneta hidrocor desenhe vários rostinhos, coloque o copinho nos dedos e trabalhe manipulação, prenda os copinhos com fita dupla face nos dedos.

faça o mesmo exercício básico, crie diálogos, situações, coloque música de fundo para desenvolver ritmo aos dedos.



Segundo Passo - Manipulando objetos



Pegue objetos que não sejam fáceis de quebrar e comece a contar uma história. Você pode desenvolver a história pegando lápis e canetas que são objetos fáceis de se manusear. Trabalhe outros tipos de objetos, de diversas formas e tamanhos.





Veja alguns exemplos :



copos latas pregador brinquedos pregos livros

colher garrafa pet sapatos

caixas potes pedra

papel



Crie movimentos com os objetos. Jeito de andar, de correr, tipo de voz, jeito de falar.



Terceiro Passo - Manipulando com figuras



Pegue figuras de revistas, jornais, revistas e recorte-os. Feito isso comece a trabalhar a manipulação e improvisar diálogos, como foi demonstrado nos passos anteriores. Essas figuras servem para trabalhar a criatividade e caracterização de um determinado personagem. Por exemplo:



Pessoas da política, artistas, animais, crianças, jovens, velhos, etc. Enfim você estará criando uma galeria de personagens.



Quarto Passo - Manipulando fantoches de mão



Os fantoches de mão são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos e dos dedos. Comece com uma simples pantomima. Dominando os movimentos básicos, passe para os mais avançado. Para você observar melhor a sua manipulação , coloque a sua frente um espelho quando você tiver segurança com os movimentos básicos passe a manipular o boneco em si. Segue no final desta apostila um quadro com os movimentos básicos.



Quinto Passo - Manipulando bonecos



Fantoches são bonecos daqueles tipos sem boca, em que as cabeças são feitas de bolas de isopor ou papel marche, em alguns lugares e no meio teatral eles são conhecidos como mamulengos. Esse tipo de boneco é mais conhecido como fantoche, já bonecos definimos estes que são do estilo da televisão ( Cocoricó, TV Colosso, TVE, Muppets, Vila Sésamo, Boneca garrafinha, etc.), por suas bocas serem móveis. Usualmente o movimento possível para esse tipo de boneco é o abrir e o fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar esse movimento mais eficaz.



a - A cabeça do boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os olhos do boneco.



b - No ato de falar, os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as, palavras do diálogo.



c - Sempre que começar um diálogo termine-o com boca fechada.



d - Ao fazer o boneco dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco enquanto este fala.



e - Comece com a própria voz a trabalhar cada consoante do alfabeto. É necessário domina-las primeiro depois partir para os diálogos.



EX:



ALFABETO = PRONÚNCIA



A = a

B = Be

C = Ce

D = De

E = e

F = Éfe

G = Ge

H = Agá

I = i

J = Jota

K = Cá

L = Éle

M = Eme

N = Ene

O = O

P = Pe

Q = Que

R = Erre

S = Esse

T = Te

U = u

V = Ve

W = Dabliu

X = Xis

y = Ipsulom

Z = Zê





f- Pratique com o boneco recitando frases simples e poemas infantis.

Por Exemplo:

“Eu vou pra a casa.”

“Minha boneca é de pano.”

“Meu jardim é florido.”



Cante cantigas de roda somente com a sua voz.

Consiga efeitos diferentes variando a velocidade e o quanto você abrirá a boca do boneco.

O boneco pode fazer movimento de "sim" ou "não", pratique sempre os movimentos básicos diante de um espelho.

Utilize também CD's com músicas infantis para treinar dubla e aprimorar a manipulação e a voz.



Sexto Passo- Manipulando fantoches de varetas



Esse tipo de fantoche consiste de uma vareta para o corpo e cabeça e uma vareta para cada mão. Segure a vareta da cabeça e a vareta para uma das mãos e a terceira vareta com a outra mão. A manipulação deste fantoche depende da mobilidade do corpo e das mãos, os fantoches de vareta sem o corpo mas com roupas longas, podem dar um efeito de movimentos ondulantes.

Com os bonecos de boca móvel, você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e faça movimento de bater palmas.



Sétimo Passo- Fantoches com fios ou marionetes



Antes de adentrarmos a manipulação de marionetes é necessário conhecer tipos diferentes de controles. Todos marionetes precisam de controle para segurar os fios. Vejamos alguns:



# - Controle de uma peça

Use uma régua de 30cm ou pedaço de vareta do mesmo tamanho.



# - Controle de duas peças

Para fantoches pequenos e leves, faça este controle com palitos de sorvete, cole um sobre o outro em forma de cruz. Para fantoches mais pesados pegue dois pedaços de madeira com 15cm de comprimento por 2,5cm de largura. Faça ranhuras em cada pedaço de madeira, as ranhuras ajudarão a manter os fios no lugar.



# - Controle de três peças

Use três pedaços de madeira, cada qual com 15cm por 2,5cm de lar ura pegue também um prendedor de roupa. Faça ranhuras nos três pedaços de madeira. Agora cole com pedaço de madeira com quatro ranhuras quase no alto do pedaço de madeira com uma ranhura. Vai ficar um avião tipo biplano, cole o prendedor e prenda o pedaço de madeira com duas ranhuras com o prendedor de roupa.



Agora que conhecemos os controles, passaremos para a parte da manipulação com o marionetes de um controle só . Segure o controle com uma das mãos e use a outra mão para levantar sutilmente o fio para conseguir movimentos.

Marinetes com controles de três ou quatro peças dão margem a uma variedade de movimento, procure evitar roupas que atrapalhe a manipulação dos marionetes. Manipular não é tão fácil quanto se parece, requer muita prática e exercício para se dominar todos os movimentos possíveis. Observe como as pessoas se movimentam

e experimente o mesmo efeito com a marionete, sempre pratique diante de um espelho, começando com movimentos simples como acenar com a mão, apontar, coçar a cabeça, fingir que está chorando etc. Para fazer o boneco caminhar, balance bem de leve os controles de um lado para o outro. Mantenha os pés do boneco no

chão, para que não pareça que está flutuando no ar, evite fazer o boneco andar depressa. Sempre mantenha o corpo do boneco na posição vertical, do contrário, parecerá que está desequilibrado. Trabalhe outros movimentos como, deitar, dançar, inclinar e sentar. Pratique movimentos básicos.



Oitavo Passo - Trabalhando a voz para os fantoches



Colocar uma voz no boneco requer habilidade, siga estas sugestões .



# - Comece usando sua voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.

# - A voz de um fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode ter a mesma voz.

# - Compreenda a natureza física da personagem para que a voz seja condizente com ela.

# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons contrastantes, (Tom baixo, alto, grave, agudo.).

# - Desenhos animados são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.

# - Leia pequenos textos e trabalhe-os usando a voz.

# - Para se ter mais segurança na voz e na manipulação, decore um texto.

# - Imite vozes de animais e tente adequar a voz do fantoche.



Nono Passo - Trilha sonora



O desempenho de qualquer peça de teatro de bonecos é realçado por uma trilha sonora. A música estabelece quando a peça vai começar e dá uma sensação de fim quando a peça se encerrar.

Possibilita fazer ligação de uma cena para outra, ajuda a mostrar passagem de tempo enquanto a mudança no cenário. A trilha sonora deve ser simples para não dominar a peça, use a trilha somente quando os bonecos não estiverem falando, isso impede que a música abafe as vozes, grave a trilha em Cd ou fita, sempre selecionando músicas apropriadas para as peças.



Décimo Passo - Dicas para uma boa manipulação



# - Os fantoches devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.

# - Cada movimento deve ter um significado, evite movimentos sem razão.

# - Os fantoches devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial (subir de elevador, escada rolante ).

# - Quando dois fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.

# - Os bonecos que não estiverem falando , podem concordar ou discordar, sempre participando da cena, nunca parado e sem movimento .

# - Trabalhe reações e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de manipulação.



Como todo seguimento, o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento profissional . Esta apostila é uma pedra no oceano . O básico do básico .





AGORA É COM VOCÊ !!! DIVIRTA- SE





São Paulo – Setembro – 2003 - Brasil



Direitos Reservados @

Dobraduras diversas


Baixe Aqui: http://picasaweb.google.com.br/hketlin1/OrigamiGyerekeknek#

Músicas sobre o Céu

http://www.4shared.com/dir/uhtaCRY2/MSICAS_SOBRE_O_CU.html
Também da Taty Amaral

Músicas sobre a Oração

 Mais pérolas da Taty Amaral
http://www.4shared.com/dir/um3vEayh/MSICAS_SOBRE_ORAO.html

Músicas para rotina do culto infantil

Agui estão algumas músicas para vocês utilizarem no culto Infantil, alguamas estão em tom muito alto ,mas é possivel adaptar, o importante é aprender o ritimo.

http://www.4shared.com/dir/DoIu051C/MSICAS_ROTINA.html

Retirei do Blog da Tay Amaral http://acaokidstatyamaral.blogspot.com/