Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CAIXA DE PRESENTE : SALVAÇÃO



A Caixa é montada é uma cruz com a palavra JESUS, no centro, enfatizando o verdadeiro e maior presente que o homem pode vir a receber nesta vida, a SALVAÇÃO - Ofereça JESUS, a SALVAÇÃO aos seus alunos.

Apresente a caixa de presente as crianças.
Pergunte a elas: Quem aqui já ganhou um presente de aniversário? E do dia das crianças? E no Natal? Quem já ganhou um presente especial? (ouça as respostas com atenção).

Todos nós gostamos de ganhar presente não é mesmo? Principalmente quando é aquele presente que tanto sonhávamos, como uma bicicleta, uma boneca, uma bola ....
Mas será que esses presentes são os principais da nossa vida? Será que conseguimos viver apenas com as coisas materiais? (ouça as respostas)
Crianças, os melhores presentes são os que Deus nos dá. Sabem quais são? A saúde, a família, a nossa Igreja, o nosso trabalho, a sabedoria e muito mais.
Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e esse presente está aqui na minha dentro dessa caixa (mostre a caixa). Vocês sabem o que é? (deixe as crianças curiosas, ouça as opiniões).
Olha ..... Muitas crianças já tem esse presente e quem não tem deveria ter, porque ele é o melhor presente do mundo!
Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar para vocês, mas com uma condição, eu quero que vocês prometam que vão cuidar muito bem desse presente, pois tem muitas pessoas que recebem e não dão valor, aí sabe o que acontece? Elas acabam perdendo o presente, ás vezes até deixam alguém roubar, pois na nossa vida existe diariamente "o inimigo" querendo sempre nos tirar do caminho do Senhor.
Mas vocês prometem que vão cuidar mesmo? (Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz).
A SALVAÇÃO, esse é o maior presente que alguém pode receber, e quem recebe deve cuidar com muito zelo e amor, pois Satanás deseja roubá-lo.

Leia a frase: Mateus 10:22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Termine a mensagem perguntando se alguma criança deseja aceitar JESUS em sua vida, e assim dá o primeiro passo para a SALVAÇÃO, nunca saindo dos caminhos do Senhor.

Fonte: Tia Narah

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O QUE ACONTECERÁ À PRESENTE GERAÇÃO?


Por Gilberto Celeti 
Superintendente da APEC

Na encruzilhada de dois caminhos

Uma leitura bem atenta do Salmo 78, mostra a possibilidade de surgir dois tipos de gerações:
1) Uma geração que se tornará rebelde - "...e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus" (Sl 78.8) ou
2) Uma geração que depositará sua confiança e esperança no Senhor - "para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os manamentos" (Sl 78.7).
Para uma geração se tornar rebelde, basta que seja negligenciada a transmissão aos pequeninos das grandezas de Deus, do Seu poder e das Suas obras maravilhosas - "... não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez" (Sl 78.4).
Para uma geração depositar sua confiança e esperança no Senhor, basta obedecer às ordens claras do Senhor e levar as crianças ao conhecimento de quem é o Senhor, do Seu poder e das maravilhas que Ele realiza.
O evangelismo mais comum
Quando se observa uma geração envolvida com drogas, álcool, sexo, violência, abuso, humanismo, consumismo, seitas falsas e com clara postura anti-Deus, evidencia-se a negligência para com a evangelização das crianças.
Hoje, o trabalho de evangelização mais usual é o empenho em salvar vidas destruídas pelo pecado, como se fosse um verdadeiro pronto socorro espiritual, onde o sangue de Cristo é o verdadeiro remédio para curar e libertar.
Louvado seja Deus por isto!
O evangelismo mais precioso
Uma das obras mais extraordinárias que existe é a de evangelizar os pequeninos, antes que eles venham a cair num estado de perdição tão triste como hoje se vê na juventude.
À medida que as crianças crescem, vão chegando como que numa bifurcação de dois caminhos.
Um caminho que as leva para um abismo de pecado e rebelião e o outro que as leva para uma vida útil e de obediência ao Senhor.
Portanto, evangelizar crianças é como que construir um muro para evitar que caiam neste abismo.
Bendito seja Deus por despertar pessoas para esta tão nobre tarefa!
A responsabilidade para com as crianças bem próximas
Seus filhos, seus sobrinhos, seus netos, as crianças de sua família, de sua igreja, de sua rua, de seu bairro, de sua cidade, de seu país conhecerão as grandezas do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que Ele realiza?
Ou estas verdades serão encobertas?
Você contará a elas ou negligenciará esta comunicação?
Você obedecerá às ordens claras do Senhor ou ficará surdo aos Seus mandamentos?
Você permitirá que as crianças sigam seus próprios caminhos, sendo atraídas para a perdição do pecado ou você construirá os muros de proteção, levando-as a depositarem sua confiança e esperança em Jesus Cristo?
O futuro da igreja e da civilização em jogo
Imagine, por uns instantes, o que aconteceria se não ganhá ssemos as crianças para Cristo e não discipulássemos as crianças salvas nas doutrinas bíblicas?
O futuro da igreja e da civilização estaria em jogo, não é verdade?
Um dos fatos mais tristes da Bíblia foi quando surgiu uma geração de israelitas que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que Ele fizera a Israel, e então passaram a fazer o que era mau perante o Senhor - "... e outra geração após eles se levantgou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor..." (Jz 2:10,11).
Que tragédia!
As crianças estão esquecidas e negligenciadas
Quantos estarão dispostos a ser como Neemias?
Os fundamentos que segurarão as próximas gerações estão sendo totalmente abalados.
Muitos pais estão falhando, muitas igrejas estão falhando, muitos líderes estão falhando, muitos crentes em geral estão falhando.
Quem vai construir o muro?
Não há preocupação:
• Com a evangelização das crianças;
• Com o discipulado das crianças;
• Com o encaminhamento das crianças à igrejas que crêem na Palavra de Deus.
• Com o envolvimento de outros cristãos no ministério com crianças.
• Com a qualidade e o conteúdo do treinamento de pessoas e dos materiais a serem utilizados.
• Em causar um impacto vital na evangelização mundial, através da realização de múltiplos ministérios com as crianças.
Não se pode mais perder tempo
Não há mais tempo a perder com:
1. As discussões tolas e inúteis, se uma criança tem idade ou não para entender a mensagem do evangelho. Este tipo de conversa não leva a nada. Não há mais tempo a perder com estas questões.
2. As programações fúteis que só divertem e passam o tempo, sem que nada de relevante seja ensinado às crianças.
3. As estorinhas, musiquinhas, fantochinhos, palhacinhos, brinquedinhos, desenhinhos, águas com açuquinha, inhos-inhos.
Se não construirmos os muros, as crianças entrarão num caminho de rebelião.
É urgente que surjam os Neemias!
Você pode fazer a sua parte
Torne-se um Neemias!
Um construtor de muros!
Empenhe-se para que a próxima geração não seja uma geração rebelde.
Empenhe-se para que a próxima geração coloque em Deus sua confiança.

O QUE SIGNIFICA MISSÃO DA JANELA 0 X 14


I) AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CRISTO
Faz quase dois mil anos que o Senhor Jesus disse: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15) e ao longo deste período tem sido escrita a história da Igreja — uma maravilhosa história da graça e do amor do Senhor e do trabalho inefável do Santo Espírito de Deus.
As últimas palavras do Senhor Jesus Cristo ficaram registradas em Atos 1:7,8 — "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". E o texto continua: "Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos" (Atos 1:9).
Os primeiros discípulos ficaram com os olhos fitos no céu até que ouviram da parte de dois varões vestidos de branco: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir" (Atos 1:11).
Quando Jesus retornará? Já são quase dois mil anos que Ele subiu aos céus. Estaria Ele sendo retido pela longanimidade de Deus o Pai, que tem os tempos e épocas sob Sua exclusiva autoridade? "Há todavia, uma cousa, amados, que não deveis esquecer: que, para com o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:8,9).
Para o homem o tempo é dois mil anos. Para Deus, porém, é de apenas dois dias, e mais do que nunca é necessária a obediência à ordem do Senhor de pregar a toda criatura e ir até aos confins da terra. Não há nada mais digno a ser realizado do que esta tarefa.
II) A TAREFA DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL
"O campo é o mundo" (Mateus 13:38). O crescimento da população mundial, ou o fenômeno da explosão demográfica, é uma realidade. Estudos indicam que 2/3 dos habitantes da terra jamais ouviram falar de Cristo.
Os missiólogos, para melhor compreender a tarefa da evangelização mundial, adotam determinados esquemas, como por exemplo:
1) O esquema dos três mundos:
• O Mundo A — O mundo não evangelizado e que nunca ouviu falar de Cristo.
• O Mundo B — O mundo que já ouviu falar de Cristo mas que não é cristão.
• O Mundo C — O mundo chamado cristão, composto por todos aqueles que se denominam cristãos.
2) O esquema do evangelismo E-0, E-l E-2 e E-3.
Trata-se de uma escala para medir a distância que o missionário deve percorrer desde sua própria cultura até conseguir evangelizar pessoas de outra cultura.
• E-0 (Jerusalém) — Este nível da escala inclui a tarefa de ganhar para Cristo os próprios filhos dos crentes. Não há quase barreiras para ultrapassar. O caminho a percorrer é pequeno.
• E-1 (Judéia) — Implica em ganhar para Cristo as pessoas de sua própria cultura, as quais não pertencem à Igreja de Cristo e são cristãos só de nome.
• E-2 (Samaria) — Envolve ganhar para Cristo pessoas de uma cultura parecida, mas não idêntica à do missionário. Podem ser grupos que até vivem perto do missionário, mas que têm características distintas. Às vezes exige-se um certo deslocamento e uma adaptação a certos costumes diferentes, embora não seja necessário o aprendizado de uma nova língua.
• E-3 (Confins da Terra) — Neste nível, o missionário terá que percorrer um caminho bem longo, necessitando aprender uma nova língua e devendo estar consciente de que evangelizará pessoas de uma cultura totalmente diferente da sua.
3) O esquema das duas janelas
a) a janela 10/40
No início da década de 90, alguns pesquisadores estudaram o mundo, procurando identificar quais as nações com maiores necessidades espirituais, e descobriram que entre 1O e 40 graus de latitude norte, estendendo-se do norte da África através da Ásia até o Japão, vivia a maior população mundial sem oportunidade de ouvir o Evangelho.
Esta região foi denominada JANELA 10/40 e tem sido hoje o alvo de concentrado esforço missionário.
b) a janela 0/14
Trata-se de uma janela não geográfica mas das faixas etárias.
Diante da pergunta: “Com qual idade você conheceu a Jesus Cristo como Seu Salvador Pessoal”, a pesquisa revela que, em cada grupo de 100 crentes:
04% receberam a Cristo depois dos 30 anos;
10% receberam a Cristo entre 15 e 30 anos;
35% receberam a Cristo entre 10 e 15 anos;
50% receberam a Cristo entre 4 e 10 anos;
01% receberam a Cristo entre 0 e 4 anos.
Observe bem que dentro da JANELA 0/14 temos 86% de decisões por Cristo.
O escritor George Barna chega a afirmar que o maior desafio hoje é formar uma geração com cosmovisão bíblica cristã, e que se uma pessoa não for conduzida a uma experiência pessoal com Jesus Cristo antes dos 15 anos de idade, as chances desta decisão ser tomada depois cai para apenas 6%.
III) CONCEITUANDO A JANELA 0/14
Dentro da tarefa evangelística/missionária, há uma janela que não tem sido levada em consideração — trata-se da janela 0/14.
Janela 0/14 é um conceito que vem sendo adotado pela Aliança Pró-Evangelização das Crianças, no Brasil, para identificar mais de 60% da população mundial, que não só não tem recebido a devida atenção por parte das igrejas e organizações missionárias como também tem sido, em muitos casos, totalmente negligenciada. A janela 0/14 inclui as pessoas de todo o mundo que estão na faixa etária de 0 a 14 anos.
Um fato impressionante é que 60% a 85% das pessoas que tomaram uma decisão ao lado de Cristo e hoje pertencem a uma igreja evangélica, o fizeram entre as idades de 0 a 14 anos.
IV) OLHANDO PARA O MUNDO ATRAVÉS DA JANELA 0/14
Quem olhar com cuidado para a janela 0/14 contemplará uma triste realidade: as crianças, em todos os continentes, têm sido marginalizadas, desprezadas e abusadas.
1) Na área educacional — Existem milhares de crianças analfabetas ou semi-analfabetas, sem acesso à instrução que possa lhes abrir portas para um desenvolvimento intelectual.
2) Na área familiar — É crescente o número de crianças inseguras por causa dos desajustes familiares e da ausência dos pais na formação de seus filhos. Muitas crianças acabam vivendo a maior parte do dia em escolinhas, creches ou com parentes. Alie-se a isto a falta de uma disciplina sadia e dentro dos preceitos bíblicos e temos a "receita" para fazer surgir uma geração rebelde.
3) Na área física — Não se pode precisar o número de crianças traumatizadas pelos maus tratos corporais (espancamentos, queimaduras, mutilações, falta de alimentos, roupas e remédios). Quem descreverá a aflição das crianças que passam pelos campos de refugiados ou vivem em países onde há guerras?
4) Na área psicológica — Não há estatísticas que informem quantas crianças vivem perturbadas pelas ameaças, humilhações e privações de ordem emocional.
5) Na área religiosa — Há um sem-número de crianças enredadas nas malhas das religiões e seitas, nas quais a Salvação depende das boas obras e do esforço pessoal, ou onde o ocultismo, a feitiçaria e a superstição estão presentes.
6) Na área sexual — Atualmente, milhões de crianças vivem humilhadas, sendo levadas a participar de práticas eróticas, exploradas no comércio da prostituição e usadas na indústria da pornografia. O estupro é outra experiência traumática que deixa duradouras marcas.
7) Na área social — Quantas crianças, abandonadas pelos pais e pela sociedade, perambulam pelas ruas das principais cidades do mundo?
8) Na área trabalhista — Em muitos lugares, as crianças são exploradas, sem garantia de emprego, sendo submetidas a jornadas excessivas de trabalho em atividades das mais penosas e difíceis, algumas até ilegais. Há crianças que ficarão com a saúde irremediavelmente afetada devido aos trabalhos que realizam.
Este quadro desolador e constrangedor pode ser encontrados em todos os níveis sociais, sem exceção, e nos leva a clamar: o povo da janela 0/14 necessitaa ouvir o evangelho.
V) OLHANDO PARA A IGREJA ATRAVÉS DA JANELA 0/14
Embora haja igrejas que investem nas crianças, procurando suprir as necessidades dos seus "cordeiros" da janela 0/14, há muitas igrejas que se preocupam apenas em usar as crianças como “iscas”, literalmente, para atrair os seus pais e avós, sem um genuíno interesse na evangelização de discipulado das crianças. O quadro geral é bem desanimador:
• Poucas pessoas habilitadas para ministrar a Palavra de Deus às crianças de forma correta. Os professores são despreparados.
• Poucas atividades envolvendo as crianças em experiências de aprendizado e de serviço ao Senhor: Escola Dominical, EBF, Campanhas, Encontros, Coral Infantil, Sociedades Internas, Acampamentos, etc.
• Pouco material didático apropriado para o trabalho: quadro de giz, flanelógrafo, retro-projetor, slaides, vídeo, trabalhos manuais, cartazes, fantoches, etc.
•Pouco interesse em investir para se dar o melhor, em todos os aspectos, para que as crianças tenham prazer em estar na igreja e possam conhecer a Salvação em Cristo e crescer na vida cristã.
• Pouca convicção quanto ao fato de que uma criança pode e necessita nascer de novo, reconhecendo que é pecadora e que o sacrifício de Jesus na cruz em seu lugar é suficiente, e que ao receber a Cristo ela passa a ter a vida eterna.
Se uma pessoa, enquanto é criança e faz parte da janela 0/14, passar pela igreja sem receber a Cristo como seu Salvador pessoal, corre o risco de tornar-se apenas uma pessoa "igrejada".
Se a igreja não se preocupar em evangelizar as suas próprias crianças, evangelizará as outras crianças da sua vizinhança, de outras cidades, de outras nações? Infelizmente, não
VI) OLHANDO PARA A BÍBLIA ATRAVÉS DA JANELA 0/14
Há muitos textos nas Escrituras a respeito das crianças, e em sua maioria estão na forma de mandamentos:
1) Deuteronômio 6:6,7—"Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te".
2) Deuteronômio 31:12 — "Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos, e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei".
3) Provérbios 22:6 — "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele".
4) Mateus 18:5,14— "E quem receber uma criança tal como esta, em meu nome, a mim me recebe... Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos".
5) Marcos 10:14-16— "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava".
Tanto no Velho como no Novo Testamento, o povo de Deus é desafiado a conduzir as crianças ao Senhor e ensiná-las nos Seus caminhos. A Bíblia é clara em mostrar que a criança é pecadora (Salmo 51:5) e necessita colocar a sua confiança em Deus (Salmo 78:7) para não vir a se perder (Salmo 78:8 e Mateus 18:14).
Jesus também ensinou claramente que a infância é o tempo ideal para a salvação (Mateus 18:1-4). Não é a criança que tem de tornar-se adulta para receber o reino de Deus; pelo contrário, é o adulto que precisa tornar-se como uma criança.
VII) OLHANDO PARA A EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA JANELA 0/14
Como já foi mencionado, 60% a 85% das pessoas que hoje são nascidas de novo, fizeram esta decisão entre 0 e 14 anos. Por quê? Uma criança tem características próprias, que são favoráveis a que venha receber a Cristo:
• É humilde e facilmente reconhece que é pecadora.
• Está numa fase da vida quando é mais fácil crer.
• Está menos presa a vícios e pecados.
Após os 14 anos a situação é completamente diferente: o orgulho, a incredulidade, a desconfiança e o pecado vão dominando o coração. Também há crescentes pressões que vão surgir em sua vida após os 14 anos, as quais aos poucos vão excluindo Deus: muitos estudos, muitas atividades interessantes, a influência dos colegas, a necessidade de trabalhar, etc.
Tem sido comprovado que, na faixa etária dos 15 aos 30 anos, o número dos que fazem a sua decisão por Cristo diminui para 10% a 25%.
A prova de que, à medida que a idade avança, torna-se mais difícil uma decisão por Cristo, está nas estatísticas que afirmam que acima dos 30 anos o número de decisões cai para 5% a 15%.
Se a experiência tem demonstrado que nesta janela 0/14 o trabalho é mais frutífero, por que não se avança com mais estratégias para alcançar este "povo"?
As crianças necessitam urgentemente de algo ou alguém em que possam firmar sua vida, pois há muita instabilidade ao seu redor. Só o Senhor Jesus pode ser este firme fundamento, não apenas para o tempo mas para toda a eternidade.
Outro dado muito importante e significativo é que 70% a 85% dos missionários que avançam mais para anunciar o Evangelho, aprendendo uma nova língua e deixando a sua própria cultura, também fizeram sua decisão por Cristo na faixa etária antes dos 14 anos. Este tipo de missionário é o mais necessário para se completar a tarefa ordenada por Jesus!
Ganhando-se uma criança para Cristo, ganha-se não apenas uma vida salva para toda a eternidade mas também uma vida útil ao serviço de Deus.
VIII) OLHANDO PARA O IMENSO DESAFIO DA GRANDE COMISSÃO ATRAVÉS DA JANELA 0/14
Numa população mundial acima de seis bilhões de pessoas, um pouco mais de três bilhões, seguramente, são crianças:
340 milhões na África;
350 milhões na América;
l,9 bilhão na Ásia;
300 milhões na Europa;
150 milhões no Oriente Médio;
15 milhões na Oceania.
Só no Brasil, o número de crianças até 14 anos de idade chega a mais de 60 milhões.
Pode-se afirmar que, quantitativamente, o maior desafio para a Igreja do Senhor Jesus Cristo nos dias de hoje é alcançar a janela 0/14. Em Mateus 18:14, Jesus disse: "Não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos".
É urgente que as igrejas e organizações missionárias trabalhem com afinco para ganhar o maior número possível de crianças, através das mais variadas estratégias, seja nas igrejas (EBFs, Campanhas, Eventos, Escolas Dominicais); seja nas casas dos crentes (Classes de 5 Dias, Classes de Boas Novas); seja em Instituições (Hospitais, Creches, Escolas); seja nas ruas, nas praias, nas beiras de rios, nos acampamentos, nas tribos mais distantes, etc.
Já estamos na 2ª Década do Século 21. Jesus retornará em breve.
A Igreja está avançando em todas as direções para alcançar todos os povos, até aos confins da terra. Muito trabalho está para ser realizado. A seara é imensa e os trabalhadores são poucos. Olhemos com cuidado, com dedicação, com amor, com esperança, com fé para a janela 0/14 e avancemos para alcançar todas as crianças do mundo inteiro com o precioso Evangelho de Cristo!
Venha para missões na janela 0/14.
Venha fazer parte do TIME DA APEC – a missão da janela 0/14!
Gilberto Celeti
(11) 8350-1474
superintendencia.apec@apec.com.br

Jesus e as Crianças


Pr. Gilberto Celeti
Superintendente Nacional da APEC
“Depois disto, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas” (Marcos 10.13-16).

1. Pessoas levaram as suas crianças a Jesus

Será que pode existir uma tarefa mais nobre do que esta? Como é maravilhoso ver pessoas com uma missão - a de levar as crianças para Jesus.

2. Levar suas crianças para quem?

Esta é a primeira pergunta a ser feita. Levar as crianças para Jesus! Existiria uma missão mais digna? Certamente, não!
Quem é esta pessoa chamada Jesus? O nome e a pessoa de Jesus estão descaracterizados. Embora Jesus seja tema de tanta gente, na arte, na política, na religião, no comércio... Pouquíssimos têm uma idéia correta de quem realmente é Jesus a quem as crianças devem ser conduzidas.
Veja o que está escrito a respeito de Jesus, em Hebreus 1.2-4: Foi Ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dEle que Deus criou o Universo. O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a Sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-Se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso”.

3. Levar suas crianças para quê?

Esta é a segunda pergunta. Para que Cristo as tocasse – as abençoasse! O toque puro, santo, singelo, abençoador de Jesus.

4. As crianças hoje estão sendo tocadas por mãos sujas, pecaminosas.

No dia 06/11/08, o Jornal “O Estado de São Paulo” noticiou que o Google Brasil entregou à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, em Brasília, 18.330 álbuns do Orkut suspeitos de conter imagens de pornografia infantil.
Em abril, já tinham sido entregues à CPI, 3.261 álbuns, que permitiram a identificação de 500 pedófilos e renderam material para a deflagração, em setembro, da Operação Carrossel 2, a maior do gênero já feita pela Polícia Federal. Tal operação resultou na busca e apreensão de grande quantidade de pornografia infantil em 113 endereços, com ramificações no exterior.
A abertura desses conteúdos só foi possível após uma briga judicial muito longa, porque a empresa Google se recusava entregar tais materiais.
Há um problema com as leis do Brasil que não consideram crime armazenar imagem de pornografia infantil. Está em andamento mudança nestas leis, para considerar como crimes o assédio e o aliciamento de crianças e adolescentes pela Internet, assim como fotomontagens, anunciar venda e comercialização de material de pedofilia.
O Projeto de Lei 1167/07 do Senado torna crime adquirir, receber, ocultar ou guardar material com imagens de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças e adolescentes. Além disso, determina que os provedores de internet comuniquem ao Ministério Público para que o crime seja apurado. A pena para este crime é de 2 a 6 anos de reclusão e pagamento de multa.

5. O que diz a lei sobre pornografia e pedofilia

  • Estupro  -  Este crime acontece quando há relação sexual (vaginal) mediante violência. O artigo 213 do Código Penal prevê pena de 6 a 10 anos de reclusão;
  • Atentado violento ao pudor - é a prática de outros atos sexuais mediante violência. O artigo 214 do Código Penal prevê pena de 6 a 10 anos de reclusão;
  • Corrupção de menores - é corromper ou facilitar a corrupção - roubando a inocência - de adolescentes entre 14 e 18 anos. A prática de libidinagem, ou a indução à prática. O artigo 218 do Código Penal prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão.
No entanto, todos esses crimes só são julgados mediante manifestação dos pais ou responsáveis pela vítima. Quando os pais ou responsáveis são os abusadores, qualquer pessoa pode denunciar o crime.
  • Pornografia infantil - é a produção ou a participação em pornografia envolvendo criança ou adolescente. Está no artigo 240 do ECA e prevê pena de 2 a 8 anos de reclusão;
  • Divulgação de pornografia infantil - é a publicação, inclusive pela internet, de pornografia envolvendo criança ou adolescente. Está previsto no artigo 241 do ECA, com 2 a 8 anos de reclusão;
  • Prostituição infantil - submeter criança ou adolescente à exploração sexual. O artigo 244-A da ECA prevê de 4 a 10 anos de prisão.
Também nestes casos, é preciso que haja a denúncia por parte dos pais ou responsáveis. Se eles estiverem envolvidos nos crimes, qualquer pessoa pode fazer a denúncia.

6. Conheça a Ong SafeNet - www.safernet.com.br

As denúncias de abusos contra crianças e adolescentes cresceram 75% entre janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo a ONG Safer-Net-Brasil, que recebeu 42.122 queixas de crimes de pedofilia contra 24.070.
Uma enquete realizada pela Ong SaferNet com a participação de 1.326 internautas de todo o País, entre julho e setembro com o tema: Você monitora o conteúdo que seu filho acessa na internet? mostrou que 53% das crianças acessam sites com conteúdos agressivos e considerados impróprios para sua idade e que 60% dos pais não impõem regras para o uso que os filhos fazem da internet.
Entre as crianças e jovens, 87% afirmaram que não possuem restrições quanto ao uso da internet. Os sites de relacionamento são os mais acessados por esse público.
Contrariando orientações de especialistas, a pesquisa revelou ainda que 64% dos jovens usam a internet no próprio quarto.  "A criança se arrisca menos quando o computador é utilizado em área comum da casa", afirma Rodrigo Nejm, diretor de prevenção e atendimento da SaferNet e psicólogo responsável pela pesquisa.
Já entre os pais ouvidos pela pesquisa, 84% disseram temer que os filhos sejam vítimas de adultos mal intencionados, enquanto 74% têm medo de que eles tenham contato com conteúdos impróprios.
Ainda, 40% dos pais informaram que os filhos já explicitaram incômodo ou constrangimento em relação ao que vivenciaram pela internet, embora 63% afirmam não impor regras para o uso que os filhos fazem da rede.
Apesar dos índices, a ONG condena o uso de softwares que restringem o uso da internet pelas crianças. "Os programas de controle de acesso fragilizam a relação de confiança entre pais e filhos e não educam de maneira nenhuma", afirma Nejm.  Uma solução melhor, segundo o psicólogo, é o "estabelecimento de um diálogo constante, com acompanhamento da navegação, sempre que possível".

7. Como denunciar a pedofilia e como proteger seus filhos

Existem programas que bloqueiam conteúdo impróprio. Eles não podem ser encarados, no entanto, como uma solução para a segurança da criança na internet. Nenhum deles é infalível. A navegação segura é mais uma questão de educação do que técnica.
Há meios de controlar o conteúdo acessado pelas crianças na web e há sites que permitem denúncias anônimas
  • Filtros:  Há programas que bloqueiam conteúdo. No entanto, eles não são garantia de navegação segura. O software que usa palavras-chave pode acabar impedindo o acesso a conteúdos educacionais, sem garantir o bloqueio de todo o conteúdo impróprio. É possível impedir o acesso a alguns sites, mas não há como fazer uma lista de todos os endereços impróprios;
  • Espaço: A internet é um espaço público. As imagens e informações podem ser acessadas por todo mundo. Os jovens não devem revelar dados pessoais na internet nem publicar fotos suas. As informações podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas;
  • Educação: Os pais precisam ensinar aos filhos como se comportar na rede mundial, assim como ensinam a eles como se comportar nas ruas. As crianças devem evitar contatos com estranhos e recusar encontros com desconhecidos. Devem desconfiar das informações que recebem e devem conversar com os pais sobre suas atividades na rede. É melhor que o computador não seja instalado no quarto. Colocar como página principal uma página que a criança sempre acessa, dificulta que ela fique navegando desnecessariamente.
As denúncias de pedofilia podem ser feitas em locais como a Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar de cada Estado. Com uma ligação anônima, é possível fazer uma denúncia pelo número "Disque 100", da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).
Na internet, alguns sites aceitam denúncias anônimas. A ONG SaferNet recebe dados de pornografia infantil na internet do País e aceita informações pelo site. Há também a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, onde as denúncias são anônimas.

8. Discípulos que impedem as crianças de irem a Cristo.

No texto que está sendo considerado neste artigo, é espantoso ver os próprios discípulos colocando impedimentos.
Ainda hoje a falta de visão da importância e da necessidade do trabalho de levar as crianças a Cristo é uma grande realidade.
Quanta displicência e indiferença dos líderes, dos professores e até dos próprios pais. Há, de fato, uma preguiça aguda e crônica nas questões espirituais e morais, quando o assunto é a evangelização e discipulado das crianças.
Não se dá a mínima importância para a educação dos filhos nos caminhos do Senhor.

9. Jesus afirma sobre as crianças: DOS TAIS É O REINO DE DEUS

Dos que são como tais. Quem não receber o Senhor Jesus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele.
Não é a criança que tem de se tornar adulta, pelo contrário é o adulto que precisa se tornar como criança. A criança é um modelo.

Pergunta: Qual é a melhor idade para alguém vir a Cristo?
Resposta: Quanto mais cedo, melhor!

Sessenta anos é uma boa idade. Quarenta é melhor. Vinte é ainda melhor. Quinze é melhor ainda. Mas é muito melhor confiar em Jesus Cristo com dez, oito ou seis anos!
Quase a vida inteira está à frente...
Quem evangeliza crianças, não está apenas interessado em sua alma, mas em sua vida.
Quando uma criança confia em Jesus, ainda tem muitos anos, com a permissão de Deus, para viver para Ele.
Lionel Hunt, num livro publicado pela Moody Press, registrou uma pesquisa que demonstra de uma forma inequívoca qual a melhor idade para a evangelização e a conversão:
1% = Antes de 4 anos
85% = De 4 a 14 anos
10% = De 14 a 30 anos
4% = Após 30 anos
O fato é que as crianças são importantes para Deus. Elas têm uma alma imortal e uma vida inteira pela frente. Elas ouvem e atendem a mensagem do Evangelho mais prontamente do que qualquer outro grupo de pessoas.
D. L. Moody disse: "Eu creio que, se as crianças têm idade suficiente para vir à Escola Dominical, elas têm idade suficiente para vir ao Calvário. Vamos abrir nossas mentes e que Deus nos ajude a ganhar as crianças para Cristo".
Vamos investir, por todos os meios, para alcançar todas as crianças ao nosso redor.
Foi Jesus quem disse: "Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos" (Mateus 18.14). O contexto de Mateus 18 mostra claramente uma criança no meio dos discípulos.

10. O reino de Deus

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).
Onde as crianças estão:
  • É um ambiente de alegria;
  • É um ambiente de brincadeiras;
  • Gostam de estar umas junto das outras;
  • Fazem de um pequeno objeto um grande brinquedo.
Seja como as crianças!
Trabalhe com elas com toda pureza, com toda alegria.
A alegria do Senhor é a nossa força. Salmo 105.3 – “alegre-se o coração dos que buscam o Senhor”!
Que em 2009...
  1. Levemos as crianças a Cristo – O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES!
  2. Não sejamos repreendidos pelo Senhor por nos tornarmos uma barreira ou um obstáculo para as crianças!
  3. Possamos abraçar todas as crianças com pureza, amor, sabedoria e alegria!
  4. Vejamos todas as crianças do nosso bairro entrando no reino, pela fé, à medida que vão recebendo a Cristo como Seu Senhor e Salvador!
  5. Sejamos nós mesmos como crianças: humildes, confiantes, dependentes e sempre desejosos de aprender!
  6. Combatamos e denunciemos toda e qualquer mão suja que deseja tocar as crianças!
  7. Você, que é evangelista de crianças, se coloque como criança nos braços do Senhor Jesus, para que Ele, impondo as Suas mãos sobre você, o abençoe! Amém!
Extraído da Revista "O Evangelista de Crianças nº214" - Todos os direitos reservados.