Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

sábado, 12 de janeiro de 2008

Classe amiguinhos de Jesus (2 e 3 anos)

1º Dia
ONDE ESTA A SUA CASA?
Base bíblica: Mateus 7:24-27; Lucas 6:46-49
Versículo para memorizar: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus..." - Mateus 6:33.
Objetivo: ensinar que devemos obedecer ao Senhor Jesus sempre.

Cânticos sugeridos: "A alegria está no coração" (cântico avulso)

APRESENTANDO A LIÇÃO

Introdução
Jesus sempre estava ensinando algo para Seus discípulos. Para mostrar-lhes como é importante obedecer a Seus ensinos, Jesus contou a história das duas casas. Vamos ouvir a história?

Desenvolvimento
Dois homens resolveram construir suas casas. Um homem era sábio e o outro, descuidado.
Cada um construiu no lugar onde achou melhor.
O homem sábio construiu sua casa em cima de um terreno bem firme, de uma rocha. O descuidado não prestou muita atenção onde deveria construir sua casa e construiu em um terreno que não era firme, nem seguro; ele construiu na areia.
Então, veio uma grande tempestade com muita chuva e muitos ventos. Você sabe o que aconteceu? A casa do homem descuidado caiu, pois estava construída na areia.
Mas o que aconteceu com a casa do homem sábio? (Deixe seus alunos responderem.)
Muito bem! Ela não caiu.
Que será que Jesus queria ensinar com esta história?
Ele queria ensinar que devemos obedecer aos mandamentos que estão escritos na Bíblia: ser obediente ao papai e a mamãe e ao professor, não mentir, ser um bom amigo, brincar sem brigar. Quem faz assim será como o homem sábio, que fez tudo certinho.
Mas, se viermos à igreja, ou aprendermos de Jesus em casa e não quisermos nem saber, continuarmos a fazer as coisas erradas, seremos como o homem descuidado, que construiu sua casa sobre a areia e, no final, deu tudo errado.
Conclusão
Você é como o homem sábio ou como o descuidado? Você ouve e obedece ao que aprende sobre Jesus? Vale a pena sermos obedientes à Palavra de Deus e fazer tudo certinho.



2º Dia
PLANTANDO SEMENTES
Base bíblica: Mateus 13:1-9; Marcos 4:1-9; Lucas 8:4-8
Versículo para memorizar: "Jesus disse: Amem uns aos outros, como eu amo vocês" - João 15:12.

Objetivo: ensinar as crianças que devemos ler a Bíblia, orar, ir à igreja para crescermos espiritualmente.

Cânticos sugeridos:"Leia a Bíblia, faça oração" (avulso)

RECURSOS OPCIONAIS
• Para "Apresentando a lição"
• Introdução
Leve uma planta bonita.
Prepare quatro caixas pequenas, leve alguns grãos de feijão. Exemplo:
Caixa n° 1

Caixa n° 2

Caixa n° 3

Caixa n° 4

Caminho pode ser feito com algumas pedras e flores.

Bastante pedra e pouca terra.

Espinhos e galhos encaixados na terra.

Terra boa


APRESENTANDO A LIÇÃO
Introdução
(Professor, mostre a planta.) Vejam esta planta! Como vocês acham que ficou tão
bonita? O que foi preciso fazer? (Conversem sobre isso.)
Desenvolvimento
(Professor, se for usar a caixa coloque-a sobre a mesa ou no chão.) Jesus estava ensinando o povo próximo ao lago da Galiléia, e uma grande multidão ficou à Sua volta. Era tanta gente que Ele nem conseguia falar direito. Então Jesus entrou num barquinho, sentou-se e começou a contar uma história. Esta mesma história vou contar hoje para vocês; prestem muita atenção!
Jesus disse que um semeador saiu a semear. Sabem o que faz um semeador? O semeador prepara a terra e planta a semente. O semeador estava plantando a semente. (Se for usar o recurso opcional, pegue uns grãos e vá colocando nos campos da caixa de acordo com a explicação da parábola.)
A 1a semente caiu no caminho e as pessoas pisaram nela. Como estava à vista, à beira do caminho, os passarinhos a comeram.
A 2a semente caiu numa terra onde havia muita pedra e pouca terra. Logo que ela caiu, brotou, mas não durou porque a terra não era funda e não tinha espaço para a raiz da plantinha crescer.
A 3a semente foi plantada no meio dos espinhos, que abafaram a plantinha.
A 4a e última semente foi plantada na terra boa, que brotou bonita e saudável. Mas... o que essa história tem a ver conosco?
(Explicação da parábola)
Jesus explicou o que queria ensinar com esta história.
O semeador é aquele que fala de Jesus.
A 1a semente, aquela que os passarinhos comeram, são pessoas que escutam a Palavra de Deus, mas não prestam nenhuma atenção.
A 2a semente, aquela que produziu plantinhas sem raízes, são pessoas que ouvem de Jesus, ficam felizes, mas logo se esquecem.
A 3a semente, aquela que cresceu no meio dos espinhos e foi abafada, são pessoas que ouvem a Palavra de Deus e não conseguem vencer as dificuldades (ter que acordar cedo para vir à igreja, obedecer à mamãe e ao papai, deixar de falar palavrões, não brigar com os outros) e acabam perdendo o interesse.
A 4a semente, aquela plantada em terra boa, são pessoas que ouvem a Palavra de Deus e procuram fazer tudo direitinho; quando fazem algo errado, contam tudo para Jesus e pedem perdão e ajuda para melhorar.
Conclusão
O que uma plantinha precisa para ficar forte e bonita? Ela precisa de água, ar, luz do sol.
E nós, que já aceitamos a Jesus como Salvador, o que precisamos para crescer nas coisas de Deus? Ah! Precisamos orar, prestar atenção quando a mamãe (ou o professor) está contando história da Bíblia e vir à igreja.
E quem não tem Jesus no coração? (Professor, faça o convite para a salvação.)

3º Dia
Quem viu a minha moeda?
Base bíblica: Lucas 15:8-10
Versículo para memorizar: "zes os que têm o coração puro, pois eles verão a Deus" - Mt 5:8 (BLH)

Objetivo: mostrar que a criança é preciosa para Jesus.

Cânticos sugeridos: "Aleluia! Aleluia!"
RECURSOS PRINCIPAIS
• Para "Apresentando a lição"
• Introdução
Leve dez moedas, que podem ser também aquelas moedas de chocolates. Antes da chegada das crianças, esconda em sua sala de aula as dez moedas. (Se você for usar moedas de chocolate, leve quantidade que dê para cada aluno comer pelo menos uma.)


APRESENTANDO A LIÇÃO
Introdução
Você já perdeu alguma coisa importante? O que fez para encontrá-la? Procurou até achar ou a mamãe encontrou? (Professor, deixe que algumas crianças contem. Diga para as crianças que você perdeu 10 moedas e precisa da ajuda delas. Quando elas acharem, fique feliz. E assim comece a contar a história.)
Desenvolvimento
Certa vez, Jesus contou a história de uma mulher que tinha 10 moedas de prata. Naquela época, o noivo dava para a noiva várias moedas, que deviam ser usadas como um enfeite na cabeça (Professor, mostre a cena n° 42.) Hoje em dia, o noivo dá um anel à noiva.
Aquela mulher deveria usar sempre o enfeite na cabeça. Mas um dia ela ficou desesperada, sabem por quê? Porque perdeu uma das moedas que havia ganhado do noivo, e começou a procurá-la.Aquela moeda era preciosa para ela, como a aliança de casamento da mamãe.O que a sua mamãe faria se perdesse a aliança? (Deixe as crianças comentarem.) A casa daquela mulher era muito escura, porque não tinha janelas, e a porta era pequena. Para encontrar a moeda, a mulher acendeu uma lamparina, varreu toda casa e procurou com muito cuidado até encontrá-la. O que você faz quando encontra alguma coisa que perdeu?(Deixe algumas crianças comentarem.)
Sabem, a Bíblia diz que aquela mulher procurou tanto que, quando encontrou, ficou tão feliz, fez uma festa, chamou suas amigas e vizinhas e disse: "...Alegrai-vos comigo, porque encontrei a moeda que havia perdido" (Lc 15:9). Jesus contou esta história para nos ajudar a entender o quanto Ele nos ama. Nós somos mais preciosos para Jesus do que a moeda perdida para a mulher. Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador e quando falamos do amor de Deus para alguém e a pessoa aceita a Jesus, a Bíblia diz que até os anjos ficam felizes e fazem festa, como aquela mulher que achou a sua moeda.
ConclusãoVocê já aceitou Jesus como Salvador? (Se alguma criança ainda não aceitou Jesus, apresente o plano da salvação.) Vocês já deram alegria aos anjos de Deus, levando algum amigo a Cristo? (Para terminar, ore com as crianças)

Um comentário:

Jaque & Marcos disse...

Gostei muito dessas sugestões. Meu e-mail: jack_amojc@hotmail.com