Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

sábado, 12 de janeiro de 2008

classe Família abençoada (Mães)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Bairro Amazonas
Escola Bíblica de Férias
Classe: Família Abençoada
Débora – Conselheira Juízes 4:4-24
Verso BÍBLICO:
Q
“E mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo”. Juízes 4:4

uando nos transportamos para o tempo do Velho Testamento, percebemos que, como o mundo era governado pelos homens, as mulheres, as crianças e escravos eram tratados como inferiores. Para nossa surpresa, a Bíblia apresenta Débora como líder do povo de Israel. Diferente do que alguns pensam, ela não era uma desconhecida profetiza que atendia o povo às escondidas, mas sim ela era uma líder nacional, e como profetisa, uma porta-voz de Deus para todo o povo de Israel. Rama e Betel, região montanhosa de Efraim, era um lugar central e o povo podia ter fácil acesso a ela. O próprio Deus lhe disse para mandar o rei ir e lutar contra Sícera, rei dos Assírios.
O rei Baraque reconhece em Débora uma profetisa, e quando ele pede sua presença na batalha, reconhece que levando Débora consigo iria dar crédito à sua ordem de guerra, pois o povo saberia que esta batalha seria abençoada por Deus.
Nesta história percebemos que Deus não usa as pessoas com base no sexo, raça, idade ou outras coisas assim, mas Ele está interessado em usar pessoas que estejam ligadas a Ele. Nesta história vemos que Deus queria usar mulheres de modo especial e, por meio delas, dar vitórias a Israel. Ele queria que os homens também soubessem que Ele estaria usando as mulheres para cumprir Seus propósitos. Deus continua chamando mulheres hoje, que se dediquem à Sua obra, ajudando assim Sua causa avançar aqui na Terra. Com certeza Ele dará muitas vitórias às mulheres que assim o fizerem.
“Mulher de Lapidote”, pode ser traduzido como mulher vigorosa, forte. Todas podemos ser fortalecidas e revigoradas se estivermos comprometidas e firmadas em Cristo Jesus, através do Espírito Santo.
PARA REFLETIR:
São muitas as batalhas para serem enfrentadas; em casa, com os filhos, esposo, na igreja, na comunidade. Assim como Débora, podemos estar à frente orando, testemunhando e aconselhando, mostrando as ordens de Deus através da Sua palavra.
O mundo necessita de “Déboras”. É hora de “mulheres de Lapidote”, mulheres fortes, líderes usadas por Deus para grandes conquistas e vitórias sobre o mal que campeia em nosso lar, ambiente de trabalho, igreja ou nossa comunidade.
Abigail - pacificadora I Samuel 25:2-35
Verso BÍBLICO:
“Lançou-se a Seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a culpa; deixa falar a Tua serva aos Teus ouvidos e ouve as palavras da Tua serva” I Samuel 25:24
A

bigail residia com seu marido Nabal, cujo nome significa “tolo”, numa vasta pastagem para ovelhas, ao sul de Hebrom, no deserto de Parã. Eles recebiam muitos convidados e os hospedavam na sua ampla casa. Antes de Davi e Salomão imporem as leis e a ordem no país, cada um fazia o que achava reto.
Grupos de vigias freqüentemente procuravam afugentar saqueadores ismaelitas. Davi e seu exército de seiscentos homens tiveram o ensejo de proteger os rebanhos de Nabal contra o roubo. Davi sentiu-se no direito de pedir auxílio a Nabal, quando ele e seus homens tiveram necessidade. Ao fazer isto, porém, foi mal tratado e acusado de ser um desertor do dever.
Quando Davi ficou sabendo da resposta de Nabal, ficou furioso e decidiu dar fim a este homem e a tudo que lhe pertencia. Neste momento surge Abigail, diplomata, decidida e pacificadora. Ela era uma mulher rica e bela. Seu esposo, um próspero fazendeiro, porém um homem teimoso e sem bom-senso.
Diante da justa indignação de Davi, Abigail humilhou-se diante dele, e colocando-se de joelhos, suplicou-lhe misericórdia para com seu marido. Suas palavras francas e persuasivas livraram a Davi de cometer um terrível mal, derramando sangue inocente em seu cego desejo de vingança.
PARA REFLETIR:
A mulher tem um papel especial na família, na igreja e na sociedade em promover a paz, a harmonia e a alegria. Jesus diz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” Abigail, depois da morte de seu marido Nabal, casou-se com Davi, pois Davi admirou o ato de bondade e sabedoria e acabou se apaixonando por ela. O caráter e atitude de Abigail são um desafio e um exemplo para nós que vivemos em dias estressantes. Todos os que buscam o caminho da paz e harmonia, serão recompensados pelo Senhor, assim como foi Abigail.

Mulher de Ló: Ambiciosa
Gênesis 19:1-11 e 24-38
Verso BÍBLICO: “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal”. Gênesis 19:26
“A

esposa de Ló foi uma mulher egoísta, irreligiosa, e exerceu sua influência no sentido de separar o seu marido do tio dele, Abraão. Foi por causa dela que Ló foi morar em Sodoma, privando-se do conselho do patriarca sábio e temente a Deus. A influência de sua esposa, as relações entretidas naquela ímpia cidade, tê-lo-iam levado a apostatar de Deus, se não tivesse sido a instrução fiel que cedo recebera de Abraão. O casamento de Ló e sua escolha de Sodoma como residência, foram os primeiros elos em uma cadeia de acontecimentos pejados de males para o mundo durante muitas gerações”. (Patriarcas e Profetas, 171 e 172).
Como resultado, os frutos foram amargosos, pois ela se convertera em uma estátua de sal, e suas filhas, alcoolizando o próprio pai, tiveram filhos dele, e delas surgiram as mais ímpias nações, os Amonitas e Moabitas que se tornaram inimigos do povo de Deus.
Vivemos em um tempo em que em todos os lares há “janelas abertas”, tais como da televisão, música, literatura, internet e outros, e por elas todos os dias o mundo e seus costumes entram em nossos lares. Muitas vezes estamos tão acostumados com o mal e o pecado, que nossa consciência parece estar como que adormecida, e acabamos achando que “tudo é comum e normal” e assim deixamos de gozar as bênçãos que o Senhor nos quer conceder.
PARA REFLETIR:
A esposa e as filhas de Ló estavam tão acostumadas com aquele lugar, que já não viam maldade. Tanto, que quando o anjo do Senhor veio tirá-los dali, eles não queriam sair. O anjo precisou pegá-los pela mão, e mesmo assim a mulher de Ló olhou para trás. A esposa de Ló se apaixonou pelo conforto, atrativos e prazeres que a cidade oferecia. Podemos viver e desfrutar de tudo aquilo que este mundo oferece, porèm “não ameis o mundo nem as coisas do mundo”. Devemos reconhecer que tudo aqui é passageiro e terá um triste fim. Decidamos servir ao Senhor de todo o coração. Só assim escaparemos da destruição que há de vir a este velho mundo.

Nenhum comentário: