Brincadeiras e jogos não são meros passatempos divertidos ,eles tem papel fundamental no desenvolvimento da criança.Há quem acredite em “hora de aprender” e “hora de brincar”,como se essas duas ações fossem disassociadas.Brincar,porém,é uma ótima forma de aprender.Brincando a criança desenvolve três pilares fundamentais,que lhe garantirá um desenvolvimento sadio:o psíquico,o motor e o cognitivo.Mas o que significa esses três pilares?
PSÍQUICO: Diz respeito ao lado psicológico, a mente e ao comportamento.
MOTOR: Relacionado à capacidade de se movimentar, às habilidades físicas.
COGNITIVO: Relativo ao conhecimento intelectual; de raciocínio, memória,percepção,etc.
O brincar, funciona para a criança como o fantasiar e o refletir, funciona para os adultos, ou seja, as crianças também tem vontades e questões que as atormentam,mas, em vez de discutirem sobre isso,elas trabalham em brincadeiras.Podemos considerar,assim,a brincadeira como uma forma diferente(e essencial) de comunicação.
Existem brincadeiras espontâneas ,aquelas escolhidas e/ou criadas pelas próprias crianças,e as brincadeiras propostas.Ambas são importantes: na espontânea,as crianças dão vazão a sentimentos e desejos,nas propostas ,elas se integram,aprendem o respeito às regras e se conscientizam dos papéis sociais.
O brincar, funciona para a criança como o fantasiar e o refletir, funciona para os adultos, ou seja, as crianças também tem vontades e questões que as atormentam,mas, em vez de discutirem sobre isso,elas trabalham em brincadeiras.Podemos considerar,assim,a brincadeira como uma forma diferente(e essencial) de comunicação.
Existem brincadeiras espontâneas ,aquelas escolhidas e/ou criadas pelas próprias crianças,e as brincadeiras propostas.Ambas são importantes: na espontânea,as crianças dão vazão a sentimentos e desejos,nas propostas ,elas se integram,aprendem o respeito às regras e se conscientizam dos papéis sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário