Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Contação de Histórias

Sempre podemos melhorar a nossa maneira de contar histórias para evitar desatenção ou desinteresse por parte das crianças. Alguns cuidados podem ser tomados. Vamos a eles:
Nunca conte uma história que não interessa ao nível da classe.
É muito importante que as crianças estejam fisicamente bem próximas ao professor. De preferencia em semi-círculo.
Conhecer bem a história. Não é bom que o professor vá para a aula sem antes se preparar. A criança com certeza vai notar que você está meio "perdido" e não vai se interessar muito.
Faça sempre um planejamento de sua aula. Com certeza você vai ver a diferença que dá preparar tudo com antecedência. A aula fica mais gostosa e tranquila e seus alunos aprendem mais.
Dê ênfase as partes principais da história.
Fale sempre em tom agradável, nem depressa e nem devagar.
Evite cacoetes: Dizer sempre ao fim da frase: Não é? Certo? Entende? Compreende? Aliás... etc.
Peça sempre sabedoria ao Senhor, pois ele capacita toods aqueles que chama para fazer a sua obra.

Nenhum comentário: