Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Culto de bebê - Cultivando vidas


Providenciar um buquê de flores.Cada flor representará uma qualidade


Orientação: Ter sobre a mesa uma jarra na qual serão colocadas as flores, á medida que a dirigente for apresentando as qualidades á mãe.




Diridente: Querida mãe apresentamos hoje, através destas flores, algumas qualidades básicas que devem ser cultivadas por você ao criar o seu bebê, para que mais tarde, com alegria, você as veja inerentes desde pequenino ser que é parte de sua própria vida.




1ª Flor: Fé- Colocar a flor no vaso, após o comentario, ou entregá-la á mãe.Quando Deus enriquece o lar, trazendo-lhe um bebê,muitas bençãos e responsabilidades chegam também. As crianças são vidas que vão desabrochando como a flor, que nasce com todo vigor na força do orvalho da manhã, prontas a receber de seus pais toda a orientacão para vida. Atende a mamãe para o que Deus recomendou ao seu povo;"Ponde pois estas minhas palavras ao vosso coração... E ensinálas-eis a vossos filhos,falndo delas..."(Deut. 11:18,19)É importante que desde os primeiros dias a fé no Deus verdadeiro seja cultivada, muitos lares têm perdido as bençãos do culto doméstico, com resultados muito tristes para as próprias familias. É necessário que desde pequena a criança aprenda a seguir o caminho que Deus lhe traçou. Mamãe não deixe que esta flor se murche, sem que seja cultivado por você.


2ºFlor: Meiguice- Colocar a flor no vaso, após o comentário, ou entregá-la a mãe.Esta flor representa MEIGUICE. A vida da criança deve ser permeada de sua meiguice, revelada nas simples e ainda confusas palavras que pronuncia. Atende bem, mamãe para as sábias palavras de Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".(Prov.15-1) Jamais grite com seu filho.


3ªflor: Alegria- Colocar a flor no vaso após o comentário, ou entregá-la á mãe.Em geral a criança é portadora desta qualidade contagiante, e você mamãe, deve contribuir para que seu filho deixe sua alegria ser vistaDe modo que outros possam compartilhar dela."O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espirito se abate"(Proe.15-13) Lembre-se de não transmitir ao seu filho as pesadas preocupações do seu dia-a-dia.Conforte-se nas palavras de Jesus;"No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo,eu venci o mundo"(João.16-33)


4ºFlor:Sabedoria- Colocar a flor no vaso após o comentario,ou entregá-la á mãe.O ser humano é a única criação de Deus provida de inteligência. É através de sua inteligência que a criança buscará a sabedoria. Desde cedo guie seu filho para as coisa sabias. A palavra de Deus promete:"Se alguém tem falta de sabedoria,peça-a a Deus que a todos dá liberalmente".Use pois de sabedoria para orientar o seu filho em sua vida.


5ºFlor:Paciência-Colocar a flor no vaso,ou entregá-la á mãe.Oh, como as mães necessitam desenvolver esta qualidade. Na verdade nem sempre é facil. em determinadas situações manter-se paciente. Mas a paciência gera a mansidão, e muitas vezes,com paciência as situações dificeis tornam-se muito maisfáceis de serem resolvidas. Mamãe, seja paciente com sua querida criança.


6ºFlor:Compreensão-Colocar a flor no vaso, após o comentário,ou entegá-la á mãe.A criança esta em sua fase de desenvolvimento físico, emocional e mental...e,por certo, passa por várias reações,por várias fases,como as da imaginação,quando muitas vezes diz coisas que não são verdade mas,que para sua cabecinha imaginativa são verdade...O bebê ainda não sabe falar e muitas vezes rebela-se pelo choro.Tudo isso precisa ser entendido com muita compreenção pelos pais, e principalmente pela mamãe, a pessoa que mais tempo passa junto do se filhinho.Assim como as flores juntas em um vaso são uma beleza sem igual,as qualidades aqui representadas, cultivadas na vida de uma mãe e desenvolvidas na vida de seu filho,farão de ambos vidas úteis á Deus.


Obs: No final presentear á mãe com o vaso de flores.


Extraido da revista:Visão Missionária

Nenhum comentário: