Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

terça-feira, 6 de julho de 2010

PROGRAMA PARA CULTO DO BEBÊ

DESPERTANDO O INTERESSE NOS PAIS DE ENSINAR A CRIANÇA, DESDE PEQUENA, A SERVIR A DEUS.


(7 crianças vestidas a caráter ou com fantoches nas mãos)



Mãe - Hoje é um dia muito especial na Igreja. Quem sabe por que?

Menina - é o dia do Culto do Bebê.

Criança - Nosso bebê já está bem arrumadinho.

Vovô - O que vamos fazer quando lá chegarmos?

Menino - Vamos cantar, para mostrar que estamos alegres.

(Os 7 fantoches cantam e as crianças do Departamento infantil acompanham )

"Alegrei-me quando me disseram, vamos, vamos à Casa do Senhor... " -



Papai - Que boa idéia. Nossa família vai mesmo muito alegre à Igreja, à Casa do Senhor ..

Mãe - Não se esqueçam: vamos entrar no templo bem quietinhos.

Vovô - Cada um para a sua classe.



NARRADOR - Essa família feliz toma parte, com entusiasmo e dedicação, em todos os trabalhos da Igreja. Estudam a lição da Escola Dominical, são pontuais, fazem parte das sociedades internas, são dizimistas, cantam no coral e nos conjuntos. Têm pela sua igreja respeito e amor. Eles se comportam com reverência na Casa do Senhor !



* * *



A família ou os fantoches conversam:



Menino - Como foi boa a nossa Escola Dominical! Acertei tudo que a professora perguntou.

Vovó - Quanta gente! Os bancos estavam apertados.

Mamãe - Gostei muito dos cânticos das crianças.



(Crianças pequenas cantam: "Sou uma florzinha de Jesus" - "Três palavrinhas só" e outros que quiserem.)

Menina - A professora contou uma história tão linda! Ela falou como as mães levaram os seus filhos para o Senhor abençoar.

Papai - E como foi isso?

Menina - Vou contar direitinho para vocês.



História (Colocar outros personagens conforme a disponibilidade)



NARRADOR - Quando Jesus passava pelo território da Judéia, bem além do Jordão, algumas mães trouxeram os seus filhinhos para o Senhor Jesus abençoar.



(Nesse momento diversas senhoras vão trazendo seus filhinhos e apresentando-os a Jesus, em forma de prece. Daremos alguns exemplos que poderão ser adaptados conforme a Igreja.)



Mãe 1: .- Senhor Jesus, põe Tua mão sobre minha pequena ........ para que ela cresça como Tu cresceste na mente, corpo e espírito.

Mãe 2: sorrindo fala - Jesus, esta é minha pequena ............., faze dela uma menina muito feliz.



Chega correndo a Mãe 3, quase chorando de alegria, dizendo: - Senhor, eu quero que .................... seja, quando grande, um homem honesto e bondoso.



Mãe 4: mostrando seu pequenino diz: - Jesus, faze que meu filho tenha uma igreja que se interesse bastante pelas criancinhas como ele.

Mãe 5: - Senhor, minha filha precisa de mim como uma mãe equilibrada e serena. Tira de mim todas as dificuldades e prepara-me para ser uma boa mãe.



NARRADOR - E assim as mães foram se chegando e Jesus ia abraçando as criancinhas. Quando os discípulos viram aquela porção de mulheres tão perto do Mestre, ficaram preocupados e até zangados com elas. (Entram 3 ou 4 meninos vestidos como discípulos e falam com energia.)



Todos - Saiam, saiam, saiam ...

1. - O Mestre está cansado.

2. - Ele não pode se preocupar com as crianças.

Todos - Saiam. saiam, levem os seus filhos.



NARRADOR - Mas quando Jesus ouviu a voz dos discípulos mandando as mães e as crianças se afastarem, falou bem alto:



- Não, não, deixem as criancinhas virem para junto de mim. Não as mandem embora nunca! Pois o Reino de Deus pertence aos homens que têm o coração tão confiante como o destas criancinhas. E todo aquele ·que não tiver o tipo de fé que elas têm, nunca entrará pelos portões do Reino. "DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS. NÃO OS IMPEÇAIS."



E Jesus tomou todas aquelas crianças em seus braços, colocou as mãos em suas cabeças e as abençoou.



Menina - Sabe, papai, foi assim que a professora contou. Ela disse também que ainda hoje Jesus quer que cada mamãe e cada papai traga a Ele o seu filhinho. Muito antes de aprenderem a falar, Jesus os aceita com amor. A presença de cada cordeirinho no santuário é um louvor constante ao Senhor!



As diretoras dos Departamentos Infantil e Berçário da Escola Dominical entregam pequenas lembranças a cada bebê e a presidente da SAF faz a entrega das Bíblias enquanto as crianças cantam alguns hinos apropriados. O pastor faz uma oração de dedicação dos bebês.



Programa de autoria da Sra. Maria Clemência Damião da Igreja da Bahia

Nenhum comentário: