Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como organizar uma EBF

Escola Bíblica de Ferias é um trabalho especial que visa alcançar o segmento infantil. Ela contribui para a formação de hábitos cristãos, alem de funcionar como agente incentivador da Escola Dominical.
Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo:

•    Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
•    Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
•    Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
•    Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
•    Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
•    Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.









1- Planejamento 

Tema: XXXXXXXXXXXX

- Equipe de Trabalho

•    Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
•    Professores: separados para lecionar nas classes;
•    Auxiliares: cooperação  com os professores;
•    Apoio logístico e segurança : observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo , 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se  sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
•    Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender  a emergências;
•    Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
•    Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais;
•    Louvor: criação ou escolha  do hino oficial e demais cânticos;
•    Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
•    Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.
•    Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
•    Responsáveis pela recreação: Organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
•    Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários ( caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;

2-Divulgação

A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais .

3- Programação 

A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim , os matriculados não desistirão por falta de estímulo.

4- Organização 

O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e  esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa  para  divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:

- Normas para professores e auxiliares

•    Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
•    Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
•    Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
•    Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
•    Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
•    Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
•    Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
•    Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;

- Normas para os pequeninos 

•    Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem  nos corredores . Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
•    É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
•    É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
•    Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
•    O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
•    O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
•    Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
•    Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

5- Confecção de materiais e Compras 

A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:

•    Pasta de material do professor;
•    Preparo de literatura específica para novos convertidos;
•    Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos , vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
•    Material para ornamentação  de ambientes;
•    Lembrancinhas para visitantes
•    Material para a confecção de trabalhos manuais;
•    Preparo de faixas para divulgação;
•    Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
•    Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
•    Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
•    Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
•    Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
•    Material de limpeza.

Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação dos pais.  

6- A ordem do programa (Sugestão)

14:00 horas - Recepção
Desfile no quarteirão da igreja. A Bandinha irá a frente com as crianças menores, e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as bandeirinhas. Todas devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os supervisores poderão distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e convidá-las a participar do trabalho.
14:15 
horas   Entrada no templo
14:20 
horas  Oração e leitura bíblica
14:25 
horas - Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo as suas leis, procurando amar  esconder a sua palavra no meu coração para não pecar”
14:30 
horas - Corinhos -- Saudação  aos visitantes
14:40 
horas História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches, peça e ou musicais)
14:50 
horas Divisão das classes
Chamada – 5 minutos
História Bíblica – 15 min
Versículo prático e aplicação prática – 5 min
Pergunta escrita ou oral – 5 min
Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 
horas Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 
horas Cântico
16:25 
horas - Recreação e lanche
17:00 
horas Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por faixa-etária.
      
7-  Culto de encerramento 

•    Louvores
•    Especial com fantoches
•    Apresentação dos pais
•    Palavra do pastor
•    Entrega dos diplomas e agradecimentos
•    Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
•    Oração e encerramento

8- Atividades para Adultos


Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas  interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.

Fonte: EBD animada

3 comentários:

irineia disse...

muito bem explicado, e o modo como vcs organizam a ebf é fantástico! Que Deus continue os abençoando e capacitando neste ministério tão gratificante que é trabalhar com crianças.

michelle disse...

muito obrigada pela ajuda, é a primeira vez que vou organizar uma EBF e suas instruções me ajudarão muito fique com Deus e muito obrigada. ass: michelle

Patrícia Paixão disse...

Fui convidada a organizar uma EBF e já stamos e cima da hora, vou me basear no seu planejamento. Que nosso Deus maravilhoso te abençoe ricamente em seu trabalho e em todas as áreas de sua vida.
Muito obtigada pela ajuda.