Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia da Bíblia - 2º Domingo de dezembro

O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.

Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.
Fonte: www.sbb.org.br



Jograis e Peças:

BÍBLIA O LIVRO DE DEUS

BÍBLIA - Teatro CristãoEsta esquete é quase um jogral falando sobre a bíblia, sua função, seus críticos, seus fatos, sua mensagem... Tudo isso apresentado a uma universitária que começou a ter dúvidas sobre a veracidade deste livro.
Personagens:
FÉ (uma jovem, trajando longa túnica branca, no peito traz escrita a palavra FÉ);
SEIS JOVENS (com vestes comuns, cada qual trazendo sua Bíblia e um cartaz);
UNIVERSITÁRIA.

Cenário: duas ou três cadeiras e uma pequena mesa. Em cima da mesa está uma Bíblia.
Roteiro
UNIVERSITÁRIA: (entra lendo uma revista secular) Que artigo interessante! (continua a folhear a revista)
Ah! Já ia esquecendo de que prometi à professora da Escola Dominical ler a Bíblia diariamente. (apanha a Bíblia que está na mesa, deixando em seu lugar a revista)
A Bíblia será mesmo a Palavra de Deus? Sou crente, mas o professor de Ciências diz que há tanta coisa errada na Bíblia... e meus colegas vivem zombando de mim, quando afirmo que Deus criou o mundo e tudo mais.
Será que eles têm razão? (senta-se, pensativa).
FÉ: (entrando) Jovem universitária, não deixes que esmoreça a tua fé. A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus! Ela é o único guia para uma vida feliz e útil. É a luz que conduz os homens para a vida eterna. Para fortalecer tua fé, vou te apresentar seis provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. (estende o braço para a porta; um a um vão entrando os jovens, e se colocando ao lado da Fé)
1º JOVEM: A Bíblia é composta de 66 livros: 39 estão no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por uns 40 homens, num período de mais de 1600 anos. Apesar de seus autores terem vivido em épocas diferentes, a mensagem central da Bíblia é uma só: "Deus deu o seu Filho para morrer por nós, a fim de nos salvar!" só há uma explicação para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bíblia. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIDADE)
2º JOVEM: Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas. Nada de sua beleza e força se perdeu nessas traduções. A Bíblia adapta-se perfeitamente a todas as línguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bíblia prova que ela é a Palavra de Deus. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIVERSALIDADE).
3º JOVEM: Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAÇÃO da Bíblia por cerca de 4.000 anos é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: PRESERVAÇÃO).
4º JOVEM: A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, tem tido mais edições do que ela. As multidões jamais se cansam de lê-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade através dos séculos prova que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: POPULARIDADE).
5º JOVEM: As profecias da Bíblia têm se cumprido fielmente. Basta lembrar as profecias sobre o nascimento, missão e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus é o único que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bíblicas é a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PROFECIA).
6º JOVEM: Deus usa a sua Palavra, a Bíblia, para transformar vidas e mudar corações. Não há um só problema da vida humana que não tenha resposta na Bíblia. Aqueles que obedecem as suas orientações, reconhecem que ela é o livro por excelência para todos os assuntos. Esse poder da Bíblia é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PODER).
FÉ: Estes e muitos outros fatos provam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Firma o teu coração, jovem, nesta verdade. Ama a Bíblia e obedece aos princípios nela contidos. Serás feliz e abençoada, hoje e sempre.
(A moça universitária levanta-se, abre a Bíblia.
A personagem Fé estende a mão sobre a Bíblia.
Os seis jovens mantêm o cartaz erguido, enquanto um outro grupo coloca-se à frente e apresenta um cântico que fale da Palavra de Deus, ou um acróstico, ou uma poesia)
 
Fonte WEB Escola Bíblica Dominical


UM LIVRINHO QUE ENSINA TUDO

lIVRINHO QUE ENSINA TUDOBem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3.13BÍBLIA

Emili fala da sua experiência com Deus, e do muito que tem aprendido com a bíblia.

FILOMENA: Como vai, Emili? Eu soube que tirou notas muito boas na prova. Fico feliz por você. Eu é que estou muito fraca em matemática.
EMILI; Graças a Deus! Jesus abençoou e tirei boas notas. E você, minha amiga, precisa se esforçar para não ficar reprovada.
FILOMENA: Tenho procurado estudar, mas não consigo aprender.
EMILI: Peça a Deus para lhe dar entendimento da matéria, e Ele vai abençoar.
FILOMENA: Acho que não tenho mais jeito.
EMILI: Deus pode todas as coisas, Filomena. “Ele falou assim: Pedi e dar-se-vos-à; buscai e encontrareis”.Havia um homem que por se achar muito novo, não poderia governar o país no lugar de seu falecido pai. E, uma vez, Deus perguntou para ele num sonho o que queria e o que estava acontecendo. Se Deus também lhe perguntasse o que iria pedir e dizer?
FILOMENA: Eu, ah! Eu pediria uma bicicleta, ou talvez, sei lá, muito dinheiro.
EMILI: Pois é, Salomão não pediu riquezas, mas sabedoria a Deus. Ele estava muito certo. Com sabedoria, nós podemos fazer quantas bicicletas quisermos. Não vai haver algo que não se possa resolver. E Deus fez dele um homem muito sábio – o mais sábio do reino. Também lhe deu riquezas. Igual a ele não houve, e nem haverá.
FILOMENA: Eu não tinha pensado nisso. Como você é inteligente! Onde você aprendeu tudo isso?
EMILI: Aprendi com a Bíblia. Deus é o meu professor!
FILOMENA: Como Deus pode ensinar, se Ele não está aqui?
EMILI: A Bíblia é a boca de Deus falando conosco. Quando estamos com algum problema, ali encontramos a solução. É como estar com sede. A gente quer logo beber água. A Bíblia é uma fonte de água que sacia a nossa sede.
FILOMENA: Eu quero beber dessa água, Emili.
EMILI: A Bíblia nos ensina como nascemos, crescemos nos reproduzimos, morremos e o que acontece depois da morte.
FILOMENA: Tudo está escrito nesse livro? Ele é bom mesmo!
EMILI: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente... Peça-a porém, com fé , não duvidando”.
FILOMENA: Eu não sabia que esse livrinho ensinava tudo.
EMILI: Todos podem ter conhecimento de muitos assuntos importantes e até falar outros idiomas, mas se não conhecerem a Bíblia, que é a Palavra de Deus, de nada adiantará. Ela foi o primeiro livro criado e inspirado por Deus, o resto foi imitação.
FILOMENA: Obrigada, Emili, por me ensinar que Deus é que nos capacita e nos dá sabedoria.
EMILI: Deus é o Professor dos professores. Sem Deus nada podemos fazer. Sem esse livro nada vamos aprender.

DIA DA BIBLIA-EM BUSCA DE UM TESOURO

Uma Criança que conhece a Cristo encontra um Pirata infeliz, chorando.
Papo vai, papo vem... A Criança fala de um tesouro, deixado por Deus para nós. A Arca onde este tesouro está é a Bíblia... Já sabe né, o tesouro referido é a palavra de Salvação.
Em busca de um tesouro! Dia da bíblia


PIRATA- Buá! Buá!Ááááá! Há como sou infeliz! Ninguém gosta de mim!Que vida triste! Buáááá! Eu queria tanto ser feliz!...
 
CRIANÇA-Um pirata chorando?...
-Oi seu pirata! Por que você está chorando?
 
PIRATA- Porque não sou feliz...
 
CRIANÇA- Sabe pirata triste não fique assim! A vida é tão linda! Como é que você é infeliz se é dono de tesouros e mais tesouros preciosos?
 
PIRATA-È verdade! Tenho muito tesouro, muito ouro, muita prata, muita pedras preciosas joias mil... Mas não sou feliz! Tenho um vazio tão grande dentro de mim. Sinto-me triste, vazio e mau!
Sinto raiva, ódio, brigo, xingo... Falo mil mentiras. Há! Como sou infeliz!
 
CRIANÇA-Xi!... Você está mal mesmo! Você tem muitos tesouros, mas não tem o maior tesouro do mundo. O maior e mais precioso! Precioso porque este tesouro preenche o vazio do nosso coração, enche nossa vida de alegria e paz; afastando assim toda maldade!
 
PIRATA- É mesmo? mas que tesouro é este? onde posso encontra-lo? Seja onde for em alto mar nos confins da terra, buscarei este tesouro para mim. Nem que seja preciso cavar muitos dias. Eu quero este tesouro! Quero ser feliz! Quero acabar com esse vazio do meu coração! Eu não quero ser mau! Onde está o mapa?
 
CRIANÇA- Ora! Pirata chorão! Não precisa viajar e nem ter mapa algum! Não é preciso nem navio. nem pá e nem muito esforço.
Este tesouro é Deus! A fonte da vida e do amor! e da paz! Ele ama você e quer faze-lo feliz! E o caminho até a Ele é Jesus seu filho!
Ele mostrou com seus passos como devemos caminhar. E morreu numa cruz concedendo-nos o perdão de Deus. Nossos pecados, nossas maldades entristecem a Deus e nos afasta Dele.
PIRATA- Você falou em pecado? O que é pecado?
 
CRIANÇA- Pecado é tudo aquilo que deixa Deus triste! Matar a alegria de um sorriso, roubar a esperança de um sonho, brigar por causa de um doce... Também usar nossas mãos para machucar e ferir os outros... Deus é Santo! E o sangue de Jesus nos limpa de toda maldade e pecado! Sabe pirata chorão; é como se o pecado fosse uma doença!
Essa doença destrói nossa vida. E jesus é o medico que cura essa doença. Ele nos salva e nos cura, nos liberta. Você precisa ir ao encontro de Deus. Jesus é a ponte que nos leva a Deus. Ele disse:
"Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não for por mim". Você precisa conhecer Jesus!
 
PIRATA- Mas como posso conhece-lo? Eu quero conhecer Jesus!
 
CRIANÇA- Você está vendo a arca de tesouro de Deus? (Mostrar a Bíblia)
 
PIRATA- Arca de tesouro de Deus?
 
CRIANÇA-(Mostrar a Bíblia) Aqui estão todas as joias de Deus!
 
PIRATA-Joias de Deus?
 
CRIANÇA- Isto mesmo! Este livro aqui é a palavra de Deus! Leia e ouça a voz de Deus falar em seu coração, e creia Naquele que está falando com você!
 
PIRATA-(Pega a Bíblia) Obrigada amiguinha! Achei o maior tesouro do mundo. Hó que bom! (abre a bíblia e lê) "Lampada para os meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho".
 
CRIANÇA- Ei! pirata! Você precisa aceitar Jesus em seu coração. Deus está pedindo o seu coração! Na Bíblia está escrito: "Filho meu da-me o teu coração". Ele quer transformar sua vida!
 
PIRATA-Hó! Eu quero sim! Deus eu aceito Jesus em meu coração. Aceito Jesus como meu Salvador e Rei! Amém!
Que alegria! Que Paz! Agora eu vou cavar esse tesouro e descobrir suas preciosidades para minha vida! Até logo amiguinha!
 
CRIANÇA- Tchau! Pirata! Nova vida!
Que bacana! Ele encontrou o maior tesouro do mundo! Ele encontrou a palavra de Deus! A Bíblia!
 
(Extraído da revista: Luz Missionária )
 

HOMEM BÍBLIA

Pedro e Tonho, crianças, brincando de Super Herói (Homem Aranha e Super Homem) , chega o Carlinhos que quer brincar junto... Quer ser o Homem Bíblia.

Como chamar, qual a forma de agir de cada Super Herói?

Pedro: (adulto vestido de criança) usar a imaginação
Tonho: (adulto vestido de criança) usar a imaginação
Carlinhos: (adulto vestido de criança) usar a imaginação
Mãe: Mãe do Carlinhos (senhora)
HB: (Homem Bíblia): (fantasia de Super Herói) Usar a Imaginação
Dois amiguinhos Pedro e Tonho, entram em cena conversando sobre super heróis
Pedro: Será quem é mais forte o Super Homem ou o homem Aranha?
Tonho: É claro que é o Super Homem! Ele é bem mais forte
Pedro: Ah!!! E mesmo...
“Os dois começam a brincar de super herói”
-Depois de Alguns minutos entra Carlinhos com uma Bíblia na mão-
Carlinhos: Hei?! De quê vocês estão Brincando?
Pedro: Você não está vendo que eu sou Homem Aranha e ele o Super Homem.
Carlinhos: Eu posso Brincar também?
Tonho: Mas você vai ser quem?
Carlinhos: Eu quero ser o Homem Bíblia.
Tonho e Pedro: Homem Bíblia?!!!
Pedro: Que é este Homem Bíblia?
Carlinhos: É o Super Herói mais forte e mais esperto que existe...
Pedro: Mas que o Homem aranha e Super Homem?
Carlinhos: Bem Mais...
Tonho: Deixa de mentira.
Carlinhos: Não estou mentindo não...
Pedro: E o que ele faz de especial que é mais forte que todos os super heróis?
Carlinhos: Ele te ensina a ter forças para vencer todo mal
entra a mãe de Carlinhos e o chama-
Mãe: Carlinhos! vamos logo que estamos atrasados para escola dominical
Carlinhos: Estou indo Mamãe. Ate mais pessoal
Pedro: Carlinhos me explica uma coisa. Quando o Super Homem vem ajudar agente ele aparece quando estamos precisando e o Homem aranha quando ele percebe que há perigo e o Homem bíblia o que ele faz. Como ele aparece?
Mãe: Carlinhos! vamos...
-Carlinhos saindo diz-
Carlinhos: E só você chamar...
Carlinhos sai de cena
Pedro: Tonho será que este tal Homem Bíblia existe mesmo ou ele ta mentido?
Tonho: Eu duvido, não existe ninguém mais forte que o Super Homem
Pedro: Já sei vamos chamar e vê o que acontece
Pedro e Tonho: (gritam) Homem Bíblia !!!
Depois de algum tempo-
Tonho: Ta vendo era mentira do Carlinhos. Chamamos e não aconteceu nada
Os dois Voltam a Brincar e em seguida entra o Homem Bíblia
HB: Olá crianças foi aqui que me chamaram
Tonho e Pedro:Você é o Homem Bíblia!!!
HB: Sim sou eu mesmo
Pedro: Então você existe mesmo?
Tonho: Claro que ele existe você não está vendo ele ai...
Pedro: então você é o Herói mais forte que existe?
HB: Não eu não sou eu represento o Herói mais forte do mundo.
Tonho: Deixa vê se eu entendi, você não é o Homem mais forte do mundo
Pedro: Claro que ele não é o Homem mais forte do mundo ele é o homem mais forte do universo...
HB: Também não eu represento o Herói mais forte de todo o universo.
Pedro: Então que é este Super Herói?
HB: Ele se Chama Jesus Cristo. Jesus é mais forte que qualquer Super Herói que vocês conhecem.
Tonho: Mais que o Homem aranha e O Super Homem?
HB: Muito Mais forte... Sabe ele Venceu o Diabo... Mas eu estou aqui hoje não só porque vocês me chamaram...
Pedro: Não! Então porque que você está aqui?
HB: Jesus me pediu para perguntar a vocês se você estão lendo a Bíblia? Se estão indo a escola Dominical e também se estão obedecendo seus Pais? E principalmente se estão orando?
Pedro: HB me responde uma coisa? Todos os Super Heróis tem inimigos. Certo?
HB: Certo
Pedro: Então que é o inimigo de Jesus?
HB: O inimigo de Jesus e o Pecado. A bíblia diz que você tem que fugir do pecado.
Tonho: E como nós podemos fugir do pecado?
HB: Não falando mentira, obedecendo ao papai e a mamãe, indo a igreja, lendo a bíblia e falar de Jesus para os colegas da escola, não faltando à escola dominical e principalmente está orando por todos.
Agora eu preciso ir mas antes eu fazer algumas perguntas sobre a nossa conversa de hoje
Quem é o maior Super herói que existe?
Que é o inimigo de Jesus?
O que temos que fazer para vencer o Pecado?
Que Deus abençoe a Todos
Fim

VIAJANDO PELA BÍBLIA - Procurando pequenos obreiros

Narradora;
Maria;
Cássia;
Bíblia;
Dona Diva
Estas personagens ensinam, contam, mostram passagens da bíblia. Maria é a menina perguntadeira, que, com suas indagações "provoca" as demais personagens, que explicam tudo "tintim por tintim".
Narradora - Bem vindos! Vocês estão prestes a entrar no maravilhoso mundo da Bíblia. Este Mundo não é de mentira, como outros por aí, e vocês podem morar nele, viver nele, basta querer. Bom, vou deixar para depois as explicações de como morar no Mundo da Bíblia, pois agora vamos ver a primeira história da série Viajando pela Bíblia. Nossa primeira história tem por título "Procurando os pequenos obreiros", que conta a história...É melhor vocês verem a história... Tudo começou com a pergunta, da "perguntadeira" Maria que queria saber de tudo que lhe viesse à telha:
Cena 1 - sem cenário
Maria - Oh Cássia, como é que eu sei que a Bíblia conta a verdade?
Cássia - Por que a Bíblia nos diz que todas a s escrituras são inspiradas por Deus, além do mais para tudo que acontece a Bíblia tem uma explicação.
Maria - Eu nunca ouvi nas Histórias da Bíblia crianças fazendo algo para Deus, eu acho que é porque nós somos muito pequenos e não sabemos fazer quase nada, aliás, nada.
Cássia - Uhmmmmm! É verdade...Mas há crianças que fizeram sim a obra do Senhor.
Maria - Ué...Por que eu num lembro?
Cássia - Você tem ido para a Escola Dominical e prestado atenção?
Maria - Não...He...He...
Entra a Bíblia
Bíblia - Já que você não vai buscar o conhecimento da Bíblia, eu vim aqui te trazer o conhecimento Maria.
Cássia - Como é que você entrou aqui?
Bíblia - Vamos, e não tenha medo, pois eu não vou lhe fazer mal algum.
Maria - Vamos sim, seu desconhecido... Maria segue Bíblia
Bíblia - Você não vem Cássia?
Cássia - Isso parece loucura, mas...
Fecham-se as cortinas e começa a tocar a música de fundo.
Cena 2 - Cenário: Gênesis, que consiste um lugar com folhas e alguns desenhos simulando arbustos.
Bíblia - Eis aqui o começo de tudo, o livro das Gênesis de todas as coisas.
Maria - Que legal! Mas o que a gente veio fazer aqui?
Bíblia - Dona Narradora, explica pra ela e para todo mundo o que nós viemos fazer aqui?
Narradora - Mas é claro. A aventura de Viajando pela Bíblia I será viajar pela Bíblia toda a procura de pista ou pessoas mesmo que eram crianças e faziam a obra do Senhor.
Maria - Que legal! Vão me ensinar as coisas sem eu precisar perguntar? Mas eu posso fazer perguntas não posso?
Bíblia - Claro que pode. Estou aqui pra lhe explicar tudo sobre crianças obreiras, para que você também seja uma.
Maria - Mas como e posso fazer isso, eu sou tão pequena?
Bíblia - Essa pergunta será respondida mais à frente Maria.
Cássia - Olha, eu acho que encontrei um pista.
Bíblia - Deixe-me ver... É realmente é nossa primeira pista e diz: "A obediência". Isso quer dizer que no princípio da criação as crianças faziam a vontade do Senhor somente em obedecer aos seus pais, essa a primeira obra, a obediência.
Maria - Já vi que posso fazer a obra...
Cássia - Tá vendo resmungona. Toda vez que a mãe te pede pra fazer algo você fica resmungando e não a obedece.
Maria - Eu vou mudar...
Bíblia - Bom, já ficamos muito aqui, vamos procurar a próxima pista, para ver com as crianças podem fazer a obra do Senhor.
Fecham-se as cortinas
Cena 3 - Cenário: Deserto, desenho do Sol bem forte e as luzes quase todas acesas.
Bíblia - Chegamos ao Êxodo...
Maria - Que calor!
Cássia - Claro Maria, nós estamos no Egito.
Bíblia - Realmente, aqui é muito quente, pois a maiorias das áreas são todas desérticas.
Maria - Olha aqui! Acho que é a nossa pista.
Bíblia - Deixa-me ver?
Maria -Tó...
Bíblia - Não Maria, essa não é nossa pista, é apenas uma anotação sobre como fazer o próximo cenário.
Cássia - Onde será que tá a pista daqui.
Bíblia - Vamos Perguntar à Narradora!
Maria - Vamos...
Cássia - Hei! Espera aí, com a Narradora nós podemos falar daqui mesmo.
Bíblia - É basta falar assim: Dona Narradora onde está a nossa pista?
Narradora - Têm duas. Uma delas está comigo e a outra está atrás de uma pedra.
Bíblia - Você pode, por favor, nos dar a pista que está com a senhora?
Narradora - A pista que está comigo diz que vocês daqui passarão para o Livro de Samuel, pois do atual livro até este a pista é única: "Obediência aos pais para agradar ao Senhor". Enquanto a Narradora fala Maria pega a pista na pedra
Maria - Aqui está a outra pista.
Bíblia - Vamos ver o que diz... "A irmã de Moisés ajudando sua mãe a cuidar de Moisés". Aqui se vê que a irmã de Moisés agradava a sua mãe, logo agradava a Deus.
Cássia - Então nós temos duas pistas e duas dicas para as crianças: A Primeira diz que obedecendo aos seus pais você está obedecendo a Deus A Segunda diz que agradando os pais, agradamos a Deus.
Bíblia - Vamos como disse a Narradora para o Livro de Samuel.
Fecham-se as cortinas
Cena 4 - Cenário: Um Templo, lugar à meia luz e iluminado com velas, simbolizando a luz do templo
Bíblia - Já sei onde está a pista...
Maria - Tão rápido!?
Cássia - Deixa de resmungar Maria
Bíblia - Olhem, aqui diz: "Samuel desde pequeno servia ao Senhor como sacerdote, ensinado pelo sacerdote Eli".
Cássia - Faz sentido...
Maria - Alguém me dá uma luz por que eu ainda não entendi o que significa.
Cássia - É simples Maria, com isso nós podemos saber que não só os adultos podem pregar e ensinar nos cultos, mas se as criança e adolescente também buscarem ao Senhor podem ministrar sua palavra com fervor.
Bíblia - Isso mesmo Cássia, se você usasse essa inteligência para falar de Jesus a suas colegas de classe, você faria muito bem a obra do Senhor.
Cássia - É... É...
Maria - Já acabamos aqui, vamos procurar a próxima pista.
Bíblia - Tem razão Maria, vamos.
Fecham-se as cortinas
Cena 5 - Cenário: montanhas
Bíblia - Por mais que nós tenhamos andado, não saímos do Livro de Samuel.
Maria - Mas tudo tem um motivo de ser.
Cássia - Nosso! Finalmente você falou algo de interessante.
Maria - Mas é lógico, eu li o texto da Bíblia.
Cássia - Tinha que ser!
Bíblia - Como a Maria já falou, tudo tem um motivo de ser, se estamos aqui é para aprender algo novo.
Cássia - Achei a pista. Posso ler?
Bíblia - Claro que pode.
Cássia - "Um menino pastoreando as ovelhas de seu pai, e defendendo-as de animais perigosos".
Bíblia - Aqui vemos Davi cuidando das ovelhas de seu pai e com isso aprendeu a confiar no Senhor, sendo assim agradava ao Senhor, pois nele confiava cegamente, prova disto é que mais tarde enfrentou o gigante Golias.
Cássia - Já temos então três pistas para fazer a obra do Senhor...
Maria - Eu sei quais são. Obedecer, agradar e confiar.
Cássia - Você está aprendendo rápido Maria.
Bíblia - Vamos para a próxima pista.
Fecham-se as cortinas
Cena 6 - Cenário: Trono
Cássia - Olha ali em cima do trono.
Maria - Deixa que eu pego. É... Agora é a pista.
Bíblia - Dê-me. Bíblia pega a pista de Maria Aqui diz: "Josias reinou desde os oito anos".
Maria - Puxa! Um rei com oito anos parece até brincadeira.
Bíblia - Mas não é.
Cássia - Mas o que isso quer dizer?
Bíblia - Quer dizer que as crianças também podem decidir, desde que queiram realmente servir ao Senhor com sinceridade.
Maria - Para fazer a obra do Senhor temos que obedecer, agradar, confiar e decidir.
Cássia - Isso tá ficando complicado.
Bíblia - Não é nada difícil, pois basta ser simplesmente como Jesus.
Cássia - Ah! É básico.
Bíblia - Vamos sair dos Livros dos Reis, e vamos seguir para nossa próxima pista
Fecham-se as cortinas
Cena 7 - Cenário: Livros poéticos: um pergaminho
Bíblia - Chegamos aos Livros Sapienciais
Maria - Que livros são esses? Não sabia que na Bíblia tinha estórias de sapos.
Cássia - (rindo) Não Maria, são os livros poéticos, que trazem muitos conselhos sábio, por isso são chamados de Livros Sapienciais.
Maria - Assim está melhor.
Bíblia - Vejam aqui tem um rolo de pistas.
Cássia - Lógico, nos livros poéticos nós podemos encontra muitas informações de como fazer a obra do Senhor, mesmo sendo criança.
Maria - Qual é a primeira pista dona desconhecida?
Bíblia - Pode me chamar de Bíblia. A primeira pista diz: "Não era criança, mas deixou um belo exemplo de paciência".
Maria - Essa eu sei que é. É Jó que foi um homem muito paciente, sofreu muito, mas nunca reclamou do seu Deus.
Cássia - Tá vendo que você lembra o que aprendeu na Escola Dominical, só precisa fazer uma forcinha para lembrar.
Maria - Eu já posso falar todas as pistas que nós já encontramos?
Bíblia - Ainda não Maria porque ainda tem outras pistas.
Cássia - Leia logo as outras Bíblia.
Bíblia - "Ouvi o conselho do teu pai"
Cássia - Essa pista é muito clara.
Bíblia - Mas nos livros sapienciais nós encontramos ordens para os adultos também. No livro dos Provérbios capítulo 22 e versículo 6 diz : "Ensina o menino no caminho em que deve andar..."
Maria - Nós devemos ouvir os conselhos de nossos pais porque eles tem de nos ensinar a andar nos caminhos do Senhor e nós devemos obedecer.
Bíblia - Certo Maria! Muito bem. Vamos para o próximo livro ou subdivisão deles.
Maria - Como assim subdivisões.
Bíblia - Eu explico pra você no caminho, vamos... Os livros da Bíblia...
Fecha-se as cortinas
Cena 8 - Mesmo cenário
Maria - Seu Bíblia, você entende tudo da Bíblia hein!
Cássia - Parece que nós voltamos para o mesmo lugar.
Bíblia - Não. Posso sentir que nós estamos nos Livros Proféticos.
Cássia - E que pistas podemos encontrar nos Livros Proféticos que têm uma linguagem tão complicada e as vezes dura?
Bíblia - Narradora, onde está a pista daqui?
Maria - Eu já achei, está aqui.
Bíblia - Obrigada dona Narradora
Cássia - pega a pista de Maria - Aqui diz : "Sendo já homem, chorou como criança"
Bíblia - O profeta Jeremias chorou aos pés do Senhor como uma criança, isso quer dizer que o coração de uma criança é puro e para estar diante de Deus todos precisam ter um.
Maria - Que legal! Então todo mundo que faz a obra do Senhor tem que ser como uma criança.
Cássia - Logo todas as crianças podem fazer a obra do Senhor, pois seu coração é puro.
Bíblia - Mas existe mais algumas condições para que as crianças façam a obra do Senhor.
Maria - Eu pensava que não tinham restrições para isso.
Bíblia - Narradora nós podemos pular para o fim de nossa aventura.
Narradora - Não, só podem ir para os Evangelhos.
Maria - Então vamos logo.
Cássia - Vamos o mais rápido que pudermos.
Fecham-se as cortinas.
Cena 9 - Cenário: nuvens
Bíblia - Aqui iremos aprender quais a condições para que as crianças façam a obra do Senhor.
Cássia - Por que não tem pistas neste lugar? B.- Por que aqui é o último estágio da nossa viagem.
Maria - Como assim, nós não viajamos pela Bíblia toda coissíssima nenhuma, nós até pulamos algumas partes.
Bíblia - Você tem razão, mas os as últimas pistas serão dadas aqui e as demais vocês procurarão sozinhas.
Cássia - Mas como?
Bíblia - Assim que sairmos daqui você saberão como fazer isso.
Cássia - Se é você quem diz...
Bíblia - Para que todas as crianças possam fazer a obra do Senhor, antes de qualquer coisa elas têm que aceitar a Jesus como seu Salvador, pois na Bíblia está escrito "todos pecaram, e precisam da glória de Deus", portanto antes de obedecer, agradar confiar, ouvir o conselho dos pais e ser humilde diante do Senhor, a criança, como qualquer pessoa tem que aceitar a Jesus, para que possam ser perdoados os seus pecados e para que se possa ir morar com Jesus no céu...
Fecha-se as cortinas.
Cena 10 - Cenário: Mesa de café da manhã
Dona Diva - Maria, Cássia o café tá pronto, vem tomar pra depois a gente ir pra casa da vovó.
Maria - Ah, mãe; a gente tá de férias, por que nós temos que acordar cedo?
Cássia - Olha Maria, ali na mesa...
Maria - A Bíblia...
Dona Diva - Que deu em vocês?
Cássia - Nós podemos continuar a procurar as pistas.
Maria - É! Vamos tomar café e depois a gente continua a nossa aventura.
Dona Diva - Vocês sonharam o mesmo sonho?
Maria - É mesmo Cássia!
Dona Diva - Posso depois saber como foi esse sonho?
Cássia - Claro mãe, quem sabe a senhora não dá uns conselhos para a gente.
Fecham-se as cortinas; Maria fica, monologando.
Maria - Quiser aceitar a Jesus a oportunidade será dada. Se você pensa que criança ou adolescente não pode fazer a obra do Senhor está muito enganado, pois você pode falar de Jesus aos seus amigos, colegas de classe, na condução...
Cássia - Só a voz - Vamos logo Maria.
Maria - É isso aí! Fiquem na paz!
Fecham-se as cortinas
Fim

Um comentário:

# OFICINA ESPAÇO ELAINE # disse...

a paz do senhor .....
seu blog é abençoado, contineu assim nos ajudando, com tudo de bom que vc tem aqui..parabéns.....
que DEUS continue abençoando grandemente....já estou te seguindo....bjs..