Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.

Venha participar do Acampamento Infantil 2014


Para maiores informações envie um e-mail para: silviadasilvarj@gmail.com
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

sábado, 9 de junho de 2012

EBF em 3 dias "O livro sem Palavras"


Tema:livro sem palavras

Início:
Local:
Horário:
Termino: 

1. Objetivos:
Evangeliza crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos
glorificando a Deus durante os dias do evento;

Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da EBF.
2.Planejamento:
Coordenador:
liderança,
organização e supervisão de todo o trabalho;
Professores
Auxiliares: cooperação com os professores;
Faixas ETÁRIAS:
· 1 – 3 anos:
· 4 – 5 anos
· 6 – 7 anos:
8 – 9 anos:
 10 – 11 anos:
· 12 – 14 anos:

· Supervisores: observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros.
No mínimo, 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos a qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra;
· Artes e Divulgação: pessoal para confeccionar o material e ornamentar o ambiente;
Secretário:
Fornecer relatórios, fichas e inscrições, além de registrar as decisões a Cristo. Também se encarrega de distribuir as lembrancinhas aos visitantes na primeira visita á E.B.F;
· Responsáveis pelo lanche;
· Responsáveis pela recreação;
 · Responsáveis pela limpeza;
 · Responsáveis pela recepção.

3. Divulgação:
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhados pela igreja, faixas de tecidos ou plásticos fixados em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.

O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais.

4. Programação
:
A duração do evento deve ser de uma semana, mas estaremos fazendo em três dias,separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve iniciar atividades interessantes.
Assim, os matriculados não desistirão por falta de estímulo.
5. Ordem da Programação
LIVRO SEM PALAVRAS Ebf de 3 dias
Primeiro dia
Dourado e Preto
                                                 Preparação para lição
Como estaremos resumindo um estudo que seria cinco dias para ser em  três dias sugiro que leia a história na bíblia,dando atenção especial a cada personagem ,o lugar e o período de tempo e fato histórico.Quando estiver familiarizado com a história, leia a lição inteira, e fale de acordo com a sua sala ou seja a idade da criança.

Apresentação da mensagem de Salvação, usando o Livro sem Palavras.
Página Dourada: Criação Perfeita

Ensina: Quem é Deus – Criador, Amor (Ele ama você), céu, Santo.
Versículo: João 3:16ª“Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”.

IntroduçãoCumprimente a criança, pergunte a ela seu nome e apresente-se. Diga às crianças que hoje elas conhecerão um Livro diferente de muitos outros. Ele é um livro sem palavras nem desenhos. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. É um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história. História verdadeira e será a mais linda que ela já ouviu, e não esqueça de dizer que esta história está na Bíblia, o livro de Deus. Então pergunte se ela gostaria de ouvir a história.

Pergunte a criança do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que lembram de jóias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus.

Explique quem é DeusDeus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. (cite a criação); Ele fez você; diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito. Ele está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura. Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra. (Conte com suas palavras de acordo com a idade.)
Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.

Página Escura: Escuridão do pecado -

Ensina: Problema/Necessidade. Definição de pecado, Exemplos de pecado, Nascidos em pecado, separados de Deus.
Versículo: Romanos 3: 23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

O que é pecado?
O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.
Outra linguagem para os menores
Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam) para os alunos maiores use a linguagem deles.
A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.
Mas, como podemos limpar o nosso coração? Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado? 
Para crianças menores não fale muito.Crianças primárias pode falar mais ou menos igual o que escrevi e crianças juniores pode aprofundar mais.

Trabalhos para fixação

Segundo dia
Vermelho e branco
Faça uma breve recordação

Cor Vermelha: O sangue de Jesus - Sacrifício perfeito de Cristo
(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)
Deus nos amou tanto, que a única forma de nos salvar e limpar o nosso coração seria se alguém sofresse por nossos pecados, como se essa pessoa houvesse feito tudo o que nós fizemos de errado. Deus mandou Jesus pegar todos os nossos pecados e morrer na cruz como se Ele tivesse feito tudo aquilo. Mas Jesus não fez nada de errado. Ele fez isso para nos salvar, pois sabia que iríamos sofrer. Jesus derramou o seu sangue em nosso lugar. Pois éramos nós quem deveria sofrer ali. 
Agora o nosso coração pode ser limpo de todo o pecado, pois Jesus nos limpa de todo o pecado. (1João 1:7) Depois que morreu em nosso lugar, Jesus ficou sepultado por três dias e ressuscitou! Ele voltou a viver! Ele agora mora com Deus lá no céu e disse que foi preparar um lugar lindo para nós, quando Deus nos chamar para viver com Ele. 

Mas para morarmos com Deus, precisamos convidar Jesus para entrar em nossos corações e nos limpar de todo o pecado. Ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta do seu coração, eu entrarei." (Apoc 3:20)
Outro modo para esplicar
 “Se porém , andarmos na luz, como Ele está na luz(...) o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo pecado.” I João 1.7
Apesar do homem ter escolhido separar-se de Deus, o Senhor continuou nos amando e se preocupando conosco. Esse amor foi tão grande a ponto de enviar seu Filho para morrer em nosso lugar.
O resultado do pecado é a morte. O homem escolheu isso quando escolheu pecar. Deus mandou a solução em Jesus que não tinha pecado, para morrer em nosso lugar e pagar o preço para nossa Salvação. Basta ,apenas crermos nele.
Seu sangue não foi derramado a toa, foi derramado por mim e por você.

Cor Branca: Coração limpo
Perdão Divino - página Branca
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” João 1.12
Quando cremos em Jesus encontramos o perdão de nossos pecados. Nosso coração que estava sujo pelo pecado e cego na escuridão, encontra a luz e torna-se tão limpo que pode ser comparado com a brancura da neve. Nesse momento o homem deixa de ser apenas uma criatura de Deus, alguém somente criado por Ele, e passa a ser realmente filho de Deus.
Crendo em Jesus reatamos nossa comunhão com Deus completamente. Crer em Jesus significa viver como Ele ensinou e mudar de direção, arrepender-se do caminho para o pecado e caminhar na estrada estreita para Deus.
A página branca nos fala sobre o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe como é limpinho o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou o algodão! A bíblia diz: “Lava-me ficarei mais branquinho do que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim?
Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador.
Atividades de fixação

Terceiro dia
Faça uma breve recordação
Verde-Esperança de vida Eterna - página verde
 Cor verde: Crescimento Espiritual 
Assim como uma plantinha, quando aceitamos a Jesus em nosso coração precisamos de alimento para crescer forte. O alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Precisamos aprender mais a cada dia sobre Deus e como obedecê-lo. É por isso que aprendemos sobre Deus, para crescermos como as plantinhas.
“Quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
Os filhos de Deus têm certeza de ir morar com Jesus no céu pois ele mesmo prometeu.
O homem sem Deus não tem essa esperança.
Essa esperança é característica de uma pessoa convertida. O convertido é aquele que caminha contra o pecado e guia-se pela Bíblia Sagrada. Só assim podemos ter esperança na Eternidade.
Você já aceitou a Jesus como seu Salvador? Pense no que lhe disse e tome sua decisão ainda hoje. Ninguém pode deixar de tomar uma decisão por Jesus: ou aceitá-lo ou rejeitá-lo. Qual será a sua escolha, vida eterna ou morte eterna?
Outro tipo de apelo
Ele quer ser seu Salvador. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Quem gostaria de ter Jesus em seu coração? (peça que levante a mão as crianças que gostariam)
Então, faça essa oração comigo (ore pausadamente com as crianças, falando frase por frase):" Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Eu fiz muitas coisas erradas, mas o Senhor morreu por mim para me salvar. Venha agora entrar em meu coração e me limprar de todo o pecado. Em nome de Jesus, amém."Que lindo! Que bom que você convidou Jesus para limpar o seu coração! E agora, o que acontece
Exercício de fixação

14h  - Abertura no templo
Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar
– Divisão em classes
14,30 h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história
– Fixando a história
- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
15,30h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra
7. Organização
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matricula, os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:
 Normas para professores e auxiliares:
· Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
· Procurar oferecer às crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
· Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
· Chamar a criança, sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
· Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;NUNCA FALE PARA OS PAIS.
Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidades, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
· Tentar compreender cada crianças e ter o cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
· Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos.

› Normas para as crianças
· Depois de entrarem no templo, é proibido de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores. Só poderão fazê-lo acompanhados o auxiliar ou supervisor;
· É proibido retirarem-se do templo, exceto com o responsável;
· É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
· Exige-se silêncio total quando estiverem ouvindo a mensagem;
· O comportamento é fundamental para alcançar as premiações;
· O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
· Devem decorar versículos para terem direito aos prêmios;
Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

Confecção de Materiais e compras
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 30 dias.
Serão necessários:
› Pasta de material do professor;
› Preparo de literatura especifica para os novos convertidos;
› Prêmios para os que levarem maior número de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos;
›Material para ornamentação de ambientes;
› Lembrancinhas para os visitantes;
› Material para a confecção de trabalhos manuais (tarefinhas);
› Preparo de banner’s para divulgação;
› Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
› Confecção de cânticos e versículos visualizados feito em matérias de apoio didático para data show
› Crachás para serem afixados na blusa da criança ao entrar no templo;
› Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;

Serão doados para as crianças que não faltarem nem um dia, que recitarem o maior número de versículos,
› Brindes para as premiações:
Meninos um carrinho - Meninas uma boneca -ver mais brindes

Lista de alimentação
Material de limpeza;
› Material de apoio didático;
CARTOLINA
COLA
01 Frasco de cola/ branca de 500 ml
PAPEL
1000 fls
Lápis
02 caixas de lápis de escrever nº 02
09 caixas de lápis de cor grande
05 caixas de lápis de giz de cera grosso e grande
Tesoura
01 caixas de tesouras

 Atividades Para Os Adulto
Palestras interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo.
Dados gerais:
PÚBLICO ALVO:
Crianças das igrejas e convidados das proximidades das congregações com idade entre 4 e 12 anos.
TAXA:
GRÁTIS
TEMA:
LIVRO SEM PALAVRAS
DIVISA:

HINO OFICIAL:

HISTÓRIA MISSIONÁRIA:


HISTÓRIAS BÍBLICAS:
20 / 07/ 11 – DOURADO E PRETO
21/ 07/11 – VERMELHO E BRANCO
22 / 07/ 11 – VERDE

Cronograma da EBF:

DATA
HORÁRIO/ LOCAL/ 
ATIVIDADES
19 / 06 /11
 Começa as inscrições

21 / 06 /11
No templo
Oração em prol da EBF
24 / 06 / 11
Vigília 21h no templo
Oração em prol da EBF
01-05-11 -12 e 17/7/11
Reunião no templo as 19,30h
Oração em prol da EBF
8 / 07 / 11
No templo às 19,30 horas
Apresentação do material e conversa final
19/07
ARRUMAR O LOCAL
TODOS
 20/7-21/7-22/7
13:00h as 18:00h
EBF





Fonte: anotações Bíblicas para Crianças

Um comentário:

amanda89 disse...

Adorei a organização, só faltou o seguimento das aulas( oração, história, cânticos,atividades e das brincadeiras como dica pra quem não tem experiência.